Abstrata, difícil, inútil: o preconceito contra a filosofia e o antídoto gramsciano

Autores/as

  • Rene José Trentin Silveira Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. E-mail: rene@unicamp.br

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p99-130

Palabras clave:

Ensino de Filosofia. Antonio Gramsci. Preconceito. Filosofia e educação.

Resumen

*Professor Assistente Doutor do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp

Abstrata, difícil, inútil: o preconceito contra a filosofia e o antídoto gramsciano

Resumo: O objetivo deste artigo é discutir a questão do preconceito em relação à Filosofia, como um dos desafios enfrentados pelos professores dessa disciplina. Partindo de expressões cotidianas desse preconceito, procura-se investigar suas origens históricas na Grécia Antiga e demonstrar sua vinculação com o advento da sociedade de classes. Concluindo, busca-se fundamentar a crítica às noções estereotipadas da filosofia a partir de algumas posições e categorias de Antonio Gramsci.

Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Antonio Gramsci. Preconceito. Filosofia e educação.

Abstrata, difícil, inútil: o preconceito contra a filosofia e o antídoto gramsciano

Abstract: This article discusses prejudice against Philosophy and the challenge it constitutes for Philosophy teachers. Based on commonly voiced expressions of such prejudice, an investigation is made of its origins in Ancient Greece and its links to the advent of the class-structured society. In conclusion, arguments making use of positions and categories postulated by Antonio Gramsci are used to found a critique of stereotyped perceptions of Philosophy.

Keywords: Philosophy teaching. Antonio Gramsci. Prejudice. Philosophy and education.

Data de registro: 14/01/2013

Data de aceite:27/02/2013

Referências:

AQUINO, Rubim S. L. de; FRANCO, Denise de A.; LOPES, Oscar G. P. C. História das sociedades: das comunidades primitivas às sociedade medievais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1984.

ARISTÓFANES. As nuvens. In: ______. As nuvens: só para mulheres; um deus chamado dinheiro. Tradução do grego, introdução e notas de Mário da Gama Kury. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

ARISTÓTELES. A política. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

______. Metafísica. Livro I. Capítulo II.São Paulo: Victor Civita, 1973. (Coleção Os pensadores).

BARATTA, Giorgio. Escola, filosofia e cidadania no pensamento de Antonio Gramsci: exercícios de leitura. Pro-Posições:Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, v. 21, n. 1(61), p. 31-50, jan./abr. 2010.

BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia grega. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

CHAUI, Marilena. Introdução à história da filosofia: dos pré-socráticos a Aristóteles. 2. ed. revista, ampliada e atualizada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

DIÔGENES LAÊRTIOS. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. Tradução do grego, introdução e notas de Mário da Gama Kury. 2. ed., reimpressão. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.

GRAMSCI, A. Caderno 12 (1932): Apontamentos e notas dispersas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais. In: ______. Cadernos do Cárcere:Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Edição e tradução de Carlos Nelson Coutinho; coedição de Marco Aurélio Nogueira e Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, v. 2. p. 13-53.

______. Caderno 11 (1932-1933): Introdução ao Estudo da Filosofia. In: ______. Cadernos do Cárcere.Edição de Carlos Nelson Coutinho com Marco Aurélio Nogueira e Luiz Sérgio Henriques. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. p. 81-226.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. de S. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

HUISMAN, Denis. Dicionário dos filósofos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MARX, Karl. Teses sobre Feuerbach. In: ______; ENGELS, F. A ideologia alemã (Feuerbach). 8. ed. São Paulo: Hucitec, 1991. p. 11-14.

PLATÃO. Apologia de Sócrates. Tradução de Enrico Corvisieri e Mirtes Coscodai. São Paulo: Nova Cultural, 1999.p. 37-73.(Coleção Os pensadores).

______. A República. Introdução, tradução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987.

______. Teeteto. In: ______. Teeteto - Crátilo. Tradução de Carlos Alberto Nunes. 3. ed. revisada. Belém: EDUFPA, 2001.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do professor: filosofia, ensino médio- 3aSérie. Secretaria da Educação. Coordenação geral Maria Inês Fini. Equipe: Adilton Luís Martins, Luiza Christov, Paulo Miceli, Renê José Trentin Silveira. São Paulo: SEE, 2009.

SILVEIRA, Renê J. T. A história da filosofia no ensino de Filosofia: considerações a partir de Gramsci. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, n. 17, p. 89-105, nov. 2011/abr. 2012.

______. Ensino de Filosofia de uma perspectiva histórico-problematizadora. Educação em Revista, Marília, v. 12, n. 1, p. 139-154, jan./jun. 2011.

______. Teses sobre ensino de filosofia. In: ______; GOTO, R. (Org.). Filosofia no ensino médio: temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007. p. 77-118.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rene José Trentin Silveira, Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. E-mail: rene@unicamp.br

Professor Assistente Doutor do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Unicamp

Publicado

2014-09-22

Cómo citar

SILVEIRA, R. J. T. Abstrata, difícil, inútil: o preconceito contra a filosofia e o antídoto gramsciano. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. 55, p. 99–130, 2014. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n55a2014-p99-130. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/21014. Acesso em: 26 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Filosofia da Educação - Atualidade de Marx e Gramsci