O trabalho escolar nos cursos de Engenharia: suas funções como instrumento formativo

Autores/as

  • José Carlos da Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2076

Palabras clave:

Trabalho escolar, Processo didático, Formação, Engenharia, Professor

Resumen

O Trabalho Escolar (TE) é o mais importante elo de ligação entre o aluno e o professor. Como tal, constitui instrumento de ação do professor sobre o aluno e deste sobre o conteúdo a ser aprendido. Sob esta visão em que se coloca tal instrumento de ensino-aprendizagem e avaliação, vem o presente artigo descrever as funções do TE no processo didático, para, em seguida, discorrer sobre alguns meios de viabilizar a execução de cada uma dessas funções. Com isto, objetiva-se resgatar o verdadeiro significado e prestígio do TE nos cursos de engenharia da maior parte das IES do país. Sabe-se que, do ponto de vista didático, o processo envolvendo o TE é mal conduzido em toda a sua extensão. É mal preparado pelo professor, ao omitir os objetivos visados, ao não enunciar com suficiente clareza e precisão a situação-problema e ao não fornecer ao aluno orientação metodológica. Consequentemente, é mal executado pelo aluno, que se limita a apresentar alguma solução para o problema, resultante de uma exploração paupérrima do tema, ante a ausência de objetivos expressos, que o conduzissem a um processo de investigação metódica e de aprendizagem mesmo. [...]

Palavras-chave: Trabalho escolar; Processo didático; Formação; Engenharia; Professor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Carlos da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Citas

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico 5 ed., São Paulo, Conez e Moraes, 1980.

SILVA, J. C. "Preparação do trabalho escolar em cursos de engenharia: recomendações ao professor". São Paulo, Revisa de Ensino de Engenharia; jan-jun, 1984.

SILVA, J. C. "Metodologia de trabalho escolar em cursos de engenharia: recomendações ao aluno". São Paulo, Revista de Ensino de Engenharia, jan-jun, 1984.

Publicado

2009-06-05

Cómo citar

SILVA, J. C. da. O trabalho escolar nos cursos de Engenharia: suas funções como instrumento formativo. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 105–107, 2009. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2076. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2076. Acesso em: 21 nov. 2024.