Carimbos na Pré-escola: uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2074Palabras clave:
Carimbos, Pré-Escola, Biblioteca escolarResumen
A sala de aula era clara, arejada, ampla e comportava vinte e cinco crianças de 6 anos de idade. Elas moravam num bairro da periferia da cidade, onde estava localizada a escota. Eram, portanto, crianças filhas de famílias de baixa renda. A professora era jovem, entusiasmada, democrática, residia perto da escola, fazendo parte da mesma comunidade das crianças. Ela estava fortemente incorporada pelo trabalho pedagógico fundamentado em Freinet. A classe era dividida em "ateliers", que as crianças chamavam de "caninhos", distribuídos da seguinte maneira: o cantinho da Construção, cujos materiais eram blocos de madeira, caixas de papelão em diversos tamanhos e paus de vassoura coloridos, grandes, médios e pequenos; o das Artes continha tintas, pincéis, giz, giz de cera, lápis de cor, "a caixa de carimbos", papel jornal, roupas usadas de adulto, maquiagem, cola, tesoura e material de sucata; o cantinho da Escrita guardava o quadro-negro, lápis, cadernos de desenho grandes, folhas de papel de computador, papel pardo e papel sulfit; no da Biblioteca estavam os livros de estória e revistas diversas; o do Museu era identificado por objetos curiosos trazidos de casa pelas crianças, tais como pedras consideradas por elas diferentes e bonitas, vidros contendo areia colorida trabalhada artisticamente. [...]
Palavras-chave: Carimbos; Pré-Escola; Biblioteca escolar.
Descargas
Citas
FREINET, Celestin. O método natural III. Editorial Estampa, Lisboa, 1977.
RIBEIRO, Silvia. O pensamento pedagógico de Celestin Freinet. Dissertação de Mestrado. Puc-São Paulo, 1977.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Elfrida Félix de Sousa Gomide
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.