Algumas reflexões sobre o ensino

Autores/as

  • Celso Baccarin Pompeu Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2073

Palabras clave:

Reflexões, Ensino, Didática, Educação

Resumen

É nosso intuito aproveitar este veículo de comunicação que se abre, a partir das áreas de Educação e Filosofia desta Universidade, para propor uma conversa sobre Educação seu aspecto escolar e, particularmente, sobre o ensino superior que nós praticamos. Alguns colegas poderão estranhar a linguagem coloquial que utilizaremos nestes escritos. Ela tem um objetivo: "desintelectualizar* diálogo que pretende abordar práticas concretas. Esta conversa é assim chamada porque nos colocamos como trabalhador dessa área, a Educação, no mesmo nível em que nela trabalham todos os demais colegas que buscam, nessa atividade, não só sua realização pessoal, mas também contribuir para a formação de outros profissionais do melhor nível dentro das nossas condições materiais, sociais e centrais. A preocupação com o tema proposto e seus desdobramentos é um produto histórico de trabalho pela Educação, que já dura 18 anos, cinco dos quais nesta Universidade, especificamente na área de Didática. Nesse caminhar, pudemos entrar em contato com muitas das "grandezas e misérias do ensino brasileiro", nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. [...]

Palavras-chave: Reflexões; Ensino; Didática; Educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Celso Baccarin Pompeu, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Professor do Departamento de Princípios e Organização da Prática Pedagógica.

Citas

Em notas de rodapé.

Publicado

2009-06-05

Cómo citar

POMPEU, C. B. Algumas reflexões sobre o ensino. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 81–87, 2009. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2073. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2073. Acesso em: 24 nov. 2024.