Uma leitura dos deveres do professor e do aluno no discurso oficial

Autores/as

  • Maria Helena Fernandes Cardoso Universidade Federal de Uberlandia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v1n1a1986-2020

Palabras clave:

Professor, Aluno, Deveres, Linguagem, Reflexão, Homem coisificado

Resumen

[…] Este estudo tem como preocupação centrar algumas reflexões sobre a linguagem. E, por objetivo, questionar a consciência do homem quando este produz a linguagem, isto é, a prática do discurso e a reflexão sobre problemas que se originam dessa prática. O texto que constitui o escopo desta análise refere-se aos deveres do professor e do aluno contidos nos regimentos de algumas escolas estaduais de Minas Gerais. Visando à melhor compreensão, dividimos a análise em duas partes. A primeira apresenta uma questão inicial que objetiva entender o significado dos deveres atribuídos ao professor e ao aluno. A segunda discute a circularidade encontrada no discurso — uma mistura do homem coisificado com os objetos no mundo. […]

Palavras-chave: Linguagem; Minas Gerais; Consciência; Reflexão; Professor.

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Biografía del autor/a

Maria Helena Fernandes Cardoso, Universidade Federal de Uberlandia (UFU).

Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlandia (UFU).

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Publicado

2009-05-11

Cómo citar

CARDOSO, M. H. F. Uma leitura dos deveres do professor e do aluno no discurso oficial. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 45–51, 2009. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v1n1a1986-2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2020. Acesso em: 22 jul. 2024.