Vigilância, punição e depredação escolar

Autores/as

  • Nélson Carvalho Marcellino Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-2004

Palabras clave:

Vigilância, Depredação, Escolar, Filosofia da Educação, Punição

Resumen

Resenha da obra: GUIMARÃES, Áurea Maria. Vigilância, punição e depredação escolar. Campinas, Papirus, 1985, 183p.

A atualidade da temática é a primeira observação que se deve fazer a respeito do trabalho de Áurea Maria Guimarães, Vigilância, Punição e depredação escolar. A questão, apesar de estar presente no cotidiano dos educadores, de modo particular, e da população em geral, que dela toma conhecimento diretamente, nas suas comunidades, ou através da imprensa, não tem suscitado o esforço de análise que merece; portanto, deve-se destacar também a oportunidade do estudo dessa socióloga. Motivado pela vivência profissional da autora, a partir do seu trabalho como assistente técnica da CONESP – Companhia de Construções Escolares do Estado de São Paulo, o livro, originalmente sua dissertação de mestrado, na área da Filosofia da Educação (PUC-CAMP), é a combinação bem articulada entre pesquisa bibliográfica aprofundada e trabalho de campo, realizado em escolas públicas de primeiro e segundo graus, na cidade de Campinas-SP. A pesquisa é levada a efeito tendo por base uma “hipótese inicial que haveria uma relação entre vigilância, punição e depredação escolar” (p. 15). [...]

Palavras-chave: Vigilância; Depredação; Escolar; Filosofia da Educação; Punição.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nélson Carvalho Marcellino, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Professor da PUCCAMP e Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Citas

GUIMARÃES, Áurea Maria. Vigilância, punição e depredação escolar. Campinas, Papirus, 1985, 183 p.

Publicado

2009-04-28

Cómo citar

MARCELLINO, N. C. Vigilância, punição e depredação escolar. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 126, 2009. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-2004. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2004. Acesso em: 22 nov. 2024.