EDUCAÇÃO, DEVIR E ACONTECIMENTO: PARA ALÉM DA UTOPIA FORMATIVA

Autores/as

  • Silvio Donizetti de Oliveira Gallo UNICAMP

Palabras clave:

Formação. Devir. Deleuze. Nietzsche

Resumen

O conceito de formação é central no pensamento pedagógico e educacional moderno. De algum modo, podemos dizer que ele foi a base da utopia moderna. Mas será que ele é ainda atual? A formação terá ainda o que dizer ou está superada? Este artigo busca dialogar com a filosofia contemporânea, no contexto do "fim da exceção humana", tomando com Deleuze a ideia de que o conceito de sujeito já não responde à problemática atual. E se o sujeito já não responde, também a formação é insuficiente para o enfrentamento da problemática educativa em nossos dias. A partir de Nietzsche e de Deleuze são buscados então outros elementos para se pensar uma Filosofia contemporânea da Educação, esboçada a partir de conceitos como acontecimento, devir, singularidade.

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Data de registro : 27/07/2012

Data de aceite : 19/09/2012

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Publicado

2013-04-10

Cómo citar

GALLO, S. D. de O. EDUCAÇÃO, DEVIR E ACONTECIMENTO: PARA ALÉM DA UTOPIA FORMATIVA. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 26, n. 2012Esp, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/19672. Acesso em: 21 nov. 2024.