FAMÍLIA, INFÂNCIA E HIGIENIZAÇÃO NA IMPRENSA DE UBERLÂNDIA DO ESTADO NOVO
Palabras clave:
Estado Novo, imprensa, educação, infância, famíliaResumen
O presente trabalho tem como objetivo principal reconstituir relações estabelecidas entre educação, infância e família, estabelecidas no discurso jornalístico na cidade mineira de Uberlândia, entre os anos de 1937 e 1945. Realiza-se uma pesquisa, no campo da história da educação, pela imprensa, a partir de três jornais locais, a saber, O Repórter, A Tribuna e Correio de Uberlândia. Nestes, articulistas locais e nacionais sublinharam os direcionamentos dados à família nacional e a necessidade de se ater sobre a formação da infância. A família deveria assumir seu papel na formação de para uma nova sociedade, assim, teria a obrigação de educar suas crianças, almejando formar 'super homens', cidadãos sãos e patriotas. Neste sentido, pode-se concluir que a imprensa local foi utilizada como mais um mecanismo estadonovista para intervir, direcionar e servir de mecanismo higiênicoeducativo sobre e para a família e infância brasileiras.
Referências
ARIÈS, P. História social da criança e da família. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
BURITI, I. Foucault com Vargas: corpos domados. In.: SOUZA, P. ; GOMES, D. O. Foucault com outros nomes: lugares de enunciação. Ponta Grossa: Editora EUPG, 2009.
CAPELATO, M. H. Imprensa, uma mercadoria política. História e Perspectiva, Uberlândia, n.4, p.131-139, jan./jun., 1991.
CAPELATO, M. H. R. Multidões em cena: propaganda política no varguismo e no peronismo. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
CARVALHO, C. H.; ARAÚJO, J. C. S.; GONÇALVES NETO, W. 21 Pátria e Patriotismo. Correio de Uberlândia, Uberlândia, 27 set. 1940, ano III, n. 545, p.3. Discutindo a história da educação: a imprensa enquanto objeto de análise histórica (Uberlândia-MG, 1930-1950). In: ARAÚJO, J. C. S.; GATTI JÚNIOR, D. Novos temas em história da educação brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas: Autores Associados; Uberlândia: EDUFU, 2002, p. 67-89.
CARVALHO, C. H. República e Imprensa: as influências do Positivismo na concepção de Educação do professor Honório Guimarães. 2. ed. ampl. e rev. Uberlândia: Edufu, 2007.
COSTA, J. F. Ordem médica e norma familiar. 5.ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2004.
DEL PRIORE, M. O cotidiano da criança livre no Brasil entre a Colônia e o Império. In: DEL PRIORE, M. (org.). História das crianças no Brasil. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2007, p. 84-106.
DUARTE, A. Biopolítica e resistência: o legado de Michel Foucault. In: RAGO, M.; VEIGA_NETO, A. (orgs.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
FERLA, L. Medicina e delinquência infanto-juvenil no Brasil da Era Vargas. In: MOURA, E. B. B.; CARVALHO, C. H.; ARAÚJO, J. C. S. A infância na modernidade: entre a educação e o trabalho. 1.ed. Uberlândia: EDUFU, 2007, p. 103-142.
FISCHER, R. M. B. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 197-223, nov. 2001.
FOUCAULT, M. Las Meninas. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1981.
FOUCAULT, M. A Governamentalidade. Microfísica do Poder. 11. ed. Rio de Janeiro: Graal,1993, p. 277-293.
FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FOUCAULT, M. Arqueologia do Saber. 7.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
FOUCAULT, M. Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
GONDRA, J. G. Higienização da infância no Brasil. In: GONDRA, J. G. Â (org.). História, infância e escolarização. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2002, p. 107-130.
GONDRA, J. G. Filhos da sombra: os "engeitados" como problema da "Hygiene" no Brasil. In: FARIA FILHO, L. M. (org.) A infância e sua educação: materiais, práticas e representações (Portugal e Brasil). Belo horizonte: Autêntica, 2004.
GONDRA, J. G. Artes de civilizar: medicina, higiene e educação escolar na Corte Imperial. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2004.
GONDRA, J. G. Medicina, higiene e educação escolar. In: LOPES, E. M. T; FARIA FILHO, L. M. de. (org.) 500 anos de educação no Brasil. 3.ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 519-550.
GOULART, S. Sob a verdade oficial: ideologia, propaganda e censura no Estado Novo. 1.ed. São Paulo: Marco Zero/MCT-CNPq, 1990.
KUJLMANN JÚNIOR, M.; FERNANDES, R. Sobre a história da infância. In: FARIA FILHO, L. M. (org.). A infância e sua educação: materiais, práticas e representações (Portugal e Brasil). Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p.15-33.
LENHARO, A. Sacralização da política. 2. ed. São Paulo: Papirus, 1986.
MAGALDI, A. M. B. M. Cera a modelar ou riqueza a preservar: a infância nos debates educacionais brasileiros (anos 1920-30). In: GONDRA, J. G. (org.) História, infância e escolarização. Rio de Janeiro: 7Letras, 2002, p. 60-79.
MARIANI, B. S. C. Os primórdios da imprensa no Brasil (ou: de como o discurso jornalístico constrói memória). In: ORLANDI, E. P. (org.). Discurso fundador: a formação do país e a construção da identidade cultural. 1. ed. Campinas: Pontes, 1993.
MAUAD, A. M. A vida das crianças de elite durante o Império. In: DEL PRIORE, M. (org.). História das crianças no Brasil. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2007, p. 137-176.
MÃXIMO, C. G. Da ordem educacional ao progresso social: a concepção de educação veiculada pela imprensa uberlandense (1920-1930). 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003.
OLIVEIRA, L. L. et al. (orgs.). Estado Novo: ideologia e poder. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
OLIVEIRA, A. C.; GONÇALVES NETO, W. A educação escolar imperial modelada pela medicina higienista. In: Cadernos de História da Educação, n. 7, p.325-328, jan./dez. 2008.
SANTOS, M. A. C. dos. Criança e criminalidade no início do século. In: DEL PRIORE, M. (org.) História das crianças no Brasil. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2007, p. 210-230.
SAVIANI, D. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
SCHELBAUER, A. R. Entre anúncios e artigos: registros do método de ensino intuitivo do jornal A Província de São Paulo (1875-1889). In: SCHELBAUER, A. R.; ARAÚJO, J. C. S. (orgs.). História da educação pela imprensa. Campinas,SP: Alínea, 2007, p.07-52.
SCHWARTZMAN, S.; BOMENY, H. M.; RIBEIRO, V. M. Tempos de Capanema. 1.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. Infância, higiene e educação. In: MOURA, E. B. B.; CARVALHO, C. H.; ARAÚJO, J. C. S. A infância na modernidade: entre a educação e o trabalho. 1.ed. Uberlândia: EDUFU, 2007, p.279-302 .
VELLOSO, Mônica P. Cultura e Poder Político: uma Configuração do Campo Intelectual. In: OLIVEIRA, Lúcia L. et al. (orgs.). Estado Novo: Ideologia e Poder. Rio de Janeiro: Zahar, 1982, p. 71-108.
Data de registro : 02/08/2012
Data de aceite : 19/09/2012
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Haroldo de Resende
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.