CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: TRAJETÓRIAS, METODOLOGIAS E PERSPECTIVAS DE ENSINO
Palabras clave:
Ensino de CiênciasResumen
O presente estudo se propõe a analisar a trajetória do ensino de Ciências no Brasil, situando as principais concepções que se fizeram presentes na área. Para tanto, realiza uma breve retrospectiva histórica sobre a disciplina Ciências identificando as orientações curriculares, as propostas de abordagem do conhecimento e as perspectivas metodológicas que balizam o ensino nessa área. Situa a contribuição dos novos enfoques que se delineiam para o ensino de Ciências, particularmente, a partir da perspectiva CTS (CTSA) e da perspectiva dos Estudos Culturais da Ciência. Aponta para desdobramentos teórico-metodológicos e para a organização dos conteúdos e seu desenvolvimento nos processos de ensino nesse campo disciplinar. A análise evidencia que o ensino de Ciências não se reduz a repetições conceituais, uma vez que os conteúdos curriculares devem ser trabalhados em conexão com valores éticos e conhecimentos culturais que impregnam sentidos na e para a leitura do mundo.
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CICILLINI, G. A. Conhecimento científico e conhecimento escolar: a cultura da sala de aula e o saber evolutivo sobre os vegetais. In: ROMANOWSKI, J. et al. Conhecimento local e conhecimento universal: a aula, as aulas nas ciências naturais e exatas, aulas nas letras e artes. Curitiba: Champagnat, 2004, p. 161-174
CICILLINI, G. A.; NOVAIS, G. S. A formação em serviço para professores (as) do ensino médio: desafios teóricos e metodológicos. Em Extensão, Uberlândia, v.7, n.1, p. 7-20, 2008.
FEYERABEND, P. Contra o método. Tradução Octanny S. da Mota e Leônidas Hegenberg. Against method. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.
FRACALANZA, H.; A. I. A.; GOUVEIA, M. S. F. O ensino de Ciências no 1º Grau. São Paulo: Atual, 1987.
FISCHER, R. M. B. 1998. Mídia e Educação - Uma agenda para debate. Jornal NH, set 1998. Suplemento NH na Escola.
GOULD, S.J. A falsa medida do homem. Trad. Valter Lellis Siqueira. The Mismeasure of man. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2000.
LOPES, A. Conhecimento escolar: Inter-Relações com Conhecimentos científicos e cotidianos. Contexto e Educação. Jan/Mar, 1997, p. 41-59.
MACEDO, E.; LOPES, A. C. A estabilidade do currículo disciplinar: o caso das ciências. In: (Orgs). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro, DP&A, 2002, p.73-94.
MACEDO, E. Ciência, tecnologia e desenvolvimento: u ma visão cultural do currículo de ciências. In: LOPES, A. e MACEDO, E. Currículo de ciências em debate. Campinas, São Paulo: Papirus, 2004, p.119-154.
SANTOS, M. E. V. M. Que cidadania? Que Educação? Pra quê cidadania? Pra quê escola? Lisboa: Santos - Edu, 2005, v. II.
SARLO, B. 1997. Cenas da Vida Pós-Moderna. Rio de Janeiro, Editora UFRJ.
SCHMIDT, S. Em pauta: a aliança mídia e educação. UNIrevista - Vol. 1, n° 3 : julho 2006. p.1-18. Disponível em: http://www.alaic.net/ponencias/UNIrev_Schmidt.pdf. Acesso jul/2007.
SILVA, E. P. Q. Formação de educadoras(es) e o trabalho com a temática lixo: a experiência com o NOEP2. Em Extensão, Uberlândia, v.7, n.1, p. 29-36, 2008.
SILVA, E. Q.; CICILLINI, G. A. Modos de ensinar ciências: divinar com os sabiás. In: FONSECA, S. G. (Org.) Ensino fundamental: conteúdos, metodologias e práticas. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009, p. 173-194.
WORTMANN, M.L.C. Questões postas pelos estudos de ciência e a educação em ciência. In: Seminário Internacional de Reestruturação Curricular: A escola cidadã no contexto da globalização (Porto Alegre). Petrópolis: Ed. Vozes, 1998, p. 252 - 271.
WORTMANN, M. L. C.; VEIGA-NETO, A. Estudos Culturais da Ciência & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
WORTMANN, M. L. C. et. al. Ensaios em estudos culturais, educação e ciências: a produção do corpo, da natureza, da ciência e da tecnologia - instâncias e práticas contemporâneas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.
Data de registro: 02/08/2012
Data de aceite: 17/10/2012
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Elenita Pinheiro de Queiroz Silva, Graça Aparecida Cicillini, Guilherme Saramago de Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.