Práticas pedagógicas do professor de educação física: entre a formação e o contexto vivido

Autores/as

  • António Gomes Ferreira Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
  • José António Moreira Universidade Aberta, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p857-885

Palabras clave:

Educação Física. Professores. Práticas pedagógicas. Formação inicial.

Resumen

*Doutor em Ciências da Educação. Professor Associado e Sub-Diretor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. 

**Doutor em Ciências da Educação, especialização em Formação de Professores. Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, Portugal.

Apoio: Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Práticas pedagógicas do professor de educação física: entre a formação e o contexto vivido

Resumo: No presente estudo procurou-se indagar a forma como os professores de Educação Física em Portugal organizam as suas aulas. Procurou-se, ainda, perceber a relação existente entre as suas práticas pedagógicas, as suas vivências, as suas posturas e a influência das suas escolas de formação. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais realizadas nas instituições portuguesas mais marcantes. Concluiu-se que estes professores defendem uma aula bastante estruturada, baseada numa rigorosa planificação, não descurando a questão das motivações dos alunos. Concluiu-se, também, que a existência de práticas pedagógicas (e posturas) diferenciadas, possivelmente devem-se às diferentes formações, ao contexto histórico específico e às diferentes vivências, personalidades e motivações de cada professor. Estas diferenças sugerem, pois, a existência de uma relação entre as práticas pedagógicas e um habitus que se traduz nas vivências adquiridas em diferentes ambientes culturais, políticos e educativos.

Palavras-chave: Educação Física. Professores. Práticas pedagógicas. Formação inicial.

Práticas pedagógicas do professor de educação física: entre a formação e o contexto vivido

Abstract: The aim of this study is to analyse how Physical Education teachers in Portugal organise their lessons. Moreover, we sought to understand the existing relationship between those practices, their experiences, attitudes and the influence of training schools. Based on a qualitative methodology, the study focused on a group of fifteen teachers with varied degrees in Physical Education, who graduated from some of the most distinguished schools in Portugal. We concluded that these teachers defend the use of well structured classes, based on strict planning, not neglecting students' motivations. Moreover, that the existence of different pedagogical practices (and attitudes) is possibile due to different training, to the specific historical context and different experiences, personalities and motivations of each teacher. These differences suggest, therefore, there is a relationship between pedagogical practices and a habitus, which means experiences acquired in different cultural, political and educational environments.

Keywords: Pedagogical. Practices. Physical Education. Teachers.

Data de registro: 11/06/2012

Data de aceite: 21/08/2013

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Biografía del autor/a

António Gomes Ferreira, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Doutor em Ciências da Educação, especialização em Formação de Professores. Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, Portugal. E-mail: jmoreira@uab.pt

José António Moreira, Universidade Aberta, Portugal

Doutor em Ciências da Educação. Professor Associado e Sub-Diretor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. E-mail: antonio@fpce.uc.pt

Publicado

2014-09-25

Cómo citar

FERREIRA, A. G.; MOREIRA, J. A. Práticas pedagógicas do professor de educação física: entre a formação e o contexto vivido. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. 56, p. 857–885, 2014. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v28n56a2014-p857-885. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17333. Acesso em: 22 jul. 2024.