RUSS, Jacqueline. Os Metodos em Filosofia. Tradução de Gentil Avelino Titton. Petrópolis: Vozes, 210
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v27n53a2013-14235Palabras clave:
Metodologia, Argumentação, Filosofia, EnsinoResumen
Discutir métodos em filosofia não é algo comumente promovido em cursos de graduação. O filosofar, tal como se faz na academia, exige um tipo de escrita e linguagem próprias, uma técnica. Os empecilhos que os alunos enfrentam é uma realidade que muitos professores verificam em salas de aula e avaliações, sobretudo nos primeiros anos de curso. Em geral, as dificuldades manifestam-se tanto na escrita da dissertação filosófica, como no comentário filosófico. Tais dificuldades, entretanto, são sanadas com o auxílio do método – que ensina ou indica possibilidades ao estudante – criando um percurso a ser efetuado para a elaboração, o desenvolvimento e a solução de um determinado problema. Assim, em Filosofia, o método apresentar-se-ia como uma proposta reflexiva e não dogmática ante um fenômeno observado no ensino e cuja importância é vital para a sobrevivência do filosofar: a reflexão e a escrita filosóficas.
Motivada por esse problema, Jacqueline Russ escreveu a obra Les méthodes en philosophie, traduzido para o português em 2010 sob o título de Os métodos em filosofia. É interessante destacar que a obra foi composta com base na docência efetuada pela autora na França. Deste modo, semelhante aos manuais didáticos, o texto de Russ faz uma apresentação daquilo que seria uma teoria do método em filosofia, fornecendo, inclusive, técnicas de pesquisa e escrita filosóficas. Para tanto, fundamenta-se no pensamento de Descartes, Hegel e, por fim, na teoria retórica. Em Descartes, o método da análise e síntese é evocado como meio para se pensar conceitos filosóficos. Deste modo, o encadeamento lógico torna-se evidente, apresentando o caráter demonstrativo do texto.
Descargas
Citas
RUSS, Jacqueline. Os métodos em filosofia. Tradução de Gentil Avelino Titton. Petrópolis: Vozes, 2010. 256p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Gustavo Piovezan
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.