Governamentalidade e práxis educacional na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p559a578Palabras clave:
educação, crise da escola, práxis educacional, governamentalidade, sociedade de controleResumen
Governamentalidade e práxis educacional na contemporaneidade
Resumo: O artigo visa discutir a práxis educacional na contemporaneidade, a partir do conceito de governamentalidade, desenvolvido por Michel Foucault. Inicialmente, apresenta-se a caracterização do conceito como ferramenta analítica para uma ontologia do presente. No segundo momento, estuda-se historicamente a escola moderna como "máquina de governamentalidade". Finalmente, trabalha-se a governamentalidade ligada à práxis educacional na atual sociedade de controle. Conclui-se que a práxis educacional na contemporaneidade atua como um dispositivo que funciona em sintonia com a forma de governamentalidade da sociedade de controle, contribuindo para capturar não mais corpos dóceis, mas flexíveis e ajustados às emergentes necessidades da sociedade.
Palavras-chave: Educação. Crise da escola. Práxis educacional. Governamentalidade. Sociedade de controle.
Abstract: Grounded on the concept of governmentality, developed by Michel Foucault, the paper aims at discussing educational praxis in contemporaneity, First, the characterization of the concept is introduced as an analytical tool for an ontology of the present. After, modern school is historically studied as a "governmentality machine". Finally, governmentality is linked to educational praxis in the contemporary control society. It is concluded that educational praxis in contemporaneity operates as device that works in accordance with the governmentality forms of the control society, helping capture not anymore docile bodies but flexible ones, well adjusted to the emergent social needs.
Keywords: Education. School crisis. Educational praxis. Governmentality. Control society.
Data de registro:08/10/2011
Data de aceite:02/05/2012
Descargas
Citas
BAUMAN, zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge zahar, 1999.
COMÉNIO, Jean Amós. Didactica magna. Praga, 1957.
DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: DELEUZE, Gilles. Conversações:1972-1990. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992, p. 219-226.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Tradução e organização de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1982.
__________. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987.
__________. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault. Uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995, p. 231-249.
__________. Ditos & escritos: Ética, Sexualidade, Política. v. 5. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004, p. 234-239.
__________. Segurança, território, população.Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: que é o iluminismo? In: KANT, Immanuel. A paz perpétua e outros opúsculos.Lisboa: Edições 70, 1990.
__________. Sobre a pedagogia.Piracicaba: Editora UNIMEP, 2002.
LAZZARATO, Mauricio. As revoluções do capitalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
LOCKE, John. Alguns pensamentos acerca da educação. Cadernos de Educação, Pelotas, n.13, ago./dez. 1999; até n. 23, jul./dez. 2004.
RAJCHMAN, John. Foucault: A liberdade da filosofia. Rio de Janeiro: zahar, 1987.
VEIGA-NETO, Alfredo. Educação e governamentalidade neoliberal: novos dispositivos, novas subjetividades. In: Retratos de Foucault.Rio de Janeiro: NAU Editora, 2000, p. 179-217.
__________. Michel Foucault e os estudos culturais. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema... Porto Alegre: Universidade, 2000a, p. 37-69.
__________. Incluir para excluir. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR Carlos. Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p. 105- 118.
VEIGA-NETO, Alfredo. Pensar a escola como uma instituição que pelo menos garanta a manutenção das conquistas fundamentais da Modernidade. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). A escola tem futuro? Porto Alegre: DP&A, 2003, p. 103-126.
__________. Coisas de governo... In: VEIGA-NETO, Alfredo. Imagens de Foucault e Deleuze:ressonâncias nietzschianas.Rio de Janeiro: DP&A, 2005, p. 13-34.
__________. Dominação, violência, poder e educação escolar em tempos de Império. In: __________. Figuras de Foucault.Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p. 13-43.
__________. Crise da Modernidade e inovações curriculares: da disciplina para o controle. In: PERES, Eliane et al. (Org.). Trajetórias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e culturas.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 35-58.
__________ ; MORAES, Antônio Luiz de. Disciplina e controle na escola: do aluno dócil aoaluno flexível.Resumos do IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares.Florianópolis: UFSC, 2008. p. 343-354.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Avelino da Rosa Oliveira, Kelin Valeirão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.