EDUCAÇÃO, VERDADE E VALOR: DIÁLOGO COM NIETZSCHE

Autores/as

  • Vera Teresa Valdemarin Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/UNESP
  • Thabata Franco de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p137a160

Palabras clave:

Educação contemporânea, Conhecimento

Resumen

Este artigo sistematiza reflexões sobre alguns dilemas da educação contemporânea, principalmente aqueles que prescindem de um horizonte de verdade e de valor, base fundamental e justificativa para a instauração da escola moderna. Tais reflexões estão ancoradas em textos de Friedrich Nietzsche que discutem a dissolução da metafísica, aqui considerada como um dos elementos de desestabilização do repertório simbólico da instituição escolar. Propõe-se, ao final, a recuperação do ato interpretativo como alternativa ao esvaziamento dos conceitos de verdade e de valor e o reconhecimento do diálogo como lugar privilegiado para a aproximação com a verdade provisória e circunstancial. Palavras-chave: verdade e valor; Nietzsche; educação contemporânea; filosofia da educação.

Referências

AZEREDO, Vania Dutra de. Nietzsche e a dissolução da moral. São Paulo: Discurso Editorial; Ijuí: Editora UNIJUÃ, 2003.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

BORBA, Siomara; VALDEMARIN, Vera Teresa. A construção teórica do real - uma questão para a produção do conhecimento em educação. Currículo sem Fronteiras. Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 23-37, Jul./Dez. 2010.

CHARTIER, Anne-Marie. Escola, culturas e saberes. In: XAVIER et al. (Org.). Escola, cultura e saberes. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

CHAUÃ, M. S. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Cortez, 2000.

DIAS, Rosa Maria. Nietzsche educador. São Paulo: Scipione, 2003.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

LARROSA, Jorge. Nietzsche e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MARTON, Scarlet. Nietzsche, filósofo da suspeita. Rio de Janeiro: Casa da Palavra; São Paulo: Casa do Saber, 2010.

MELO SOBRINHO, Noéli Correia. Friedrich Nietzsche: perspectivismo e superação da metafísica. Comum, Rio de Janeiro, v. 9, n. 22, p. 1-208, Jan/Jun. 2004.

NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Obras incompletas. São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Col. Os pensadores).

______. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

______. Genealogia da moral. São Paulo: Companhia da Letras, 1998.

______. O nascimento da tragédia e Acerca da verdade e da mentira. Lisboa: Relógio D'Ãgua, 1997.

OLIVEIRA, Thabata Franco de. Valor e verdade em Nietzsche e os dilemas 160 da educação contemporânea. 2011. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Araraquara, 2011.

PRADO JR, Bento. Leitura e interrogação: uma aula de 1966. In: MATTOS, Franklin (Org.). A retórica de Rousseau e outros ensaios. São Paulo: Cosacnaify, 2008.

______. A educação depois de 68, ou cem anos de ilusão. In: Alguns ensaios. Filosofia, literatura, psicanálise. São Paulo: Max Limonad, 1985.

______. Poesia reunida. São Paulo: Arx, 1991.

RATTO, Cleber. Compulsão à comunicação: ensaios de ética, educação e silêncio. 2008. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica, do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

ROCHA, Silvia Pimenta Velloso. Os abismos da suspeita: Nietzsche e o perspectivismo. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2005.

SEVERINO, Antonio Joaquim. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.3, p. 619-634, Set./Dez. 2006.

SOUZA, Antonio Candido de Melo e. O portador. In: NIETZSCHE, F. Obras incompletas. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Col. Os pensadores).

VALDEMARIN, Vera Teresa. As vicissitudes da cultura escolar e dos desafios filosófico-educacionais na contemporaneidade. Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 5, n. 9, p. 153-164, Abril. 2008.

VATTIMO, Gianni. O fim da modernidade: niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Data de registro:30/08/2011

Data de aceite:02/05/2012

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vera Teresa Valdemarin, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/UNESP

Professora de Filosofia da Educação, Departamento de Ciências da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação Escola-FCLAr-UNESP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Instituições Educacionais (juntamente com Rosa Fatima de Souza), cadastrado no CNPq e hospedado em www.gepcie.com.br.

Publicado

2013-07-16

Cómo citar

VALDEMARIN, V. T.; OLIVEIRA, T. F. de. EDUCAÇÃO, VERDADE E VALOR: DIÁLOGO COM NIETZSCHE. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 27, n. 53, p. 137–160, 2013. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p137a160. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13598. Acesso em: 24 nov. 2024.