HISTÓRIA E LIBERDADE: A ESPERANÇA DE FREIRE E DE SPINOZA.

Autores/as

  • Juliana Merçon Instituto de Investigaciones en Educación, Universidad Veracruzana, México

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n52a2013-p551a564

Palabras clave:

Freire, Spinoza, esperança, história, liberdade, necessidade, educação

Resumen

A noção de esperança ocupa uma posição central na obra de Paulo Freire. Por compreendê-la como motora da mudança, necessidade ontológica e ato político, Freire conclui que é preciso educar a esperança para que não se converta em desesperança infértil ou desespero trágico. Em espírito freireano, meu propósito neste artigo é o de tecer um diálogo entre o pensamento deste grande educador e a filosofia de Spinoza. Este encontro impossível entre esses dois homens que se rebelaram, em pensamento e ato, contra as opressões de seus tempos, transcorrerá através da investigação dos seguintes temas: 1. o papel da esperança na noção freireana de história; 2. relações entre liberdade e necessidade; 3. funções sociais da esperança; e 4. a proposta de 'educação da esperança'. Duas noções de esperança serão discutidas: a esperança ingênua e a esperança crítica. A provocação spinozana consistirá em sugerir uma postura ética e política que, movida por nossa potência para pensar e agir, prescinde da esperança.

Referências

CHAUÃ, Marilena. Poder e liberdade: a política em Espinosa. Cadernos de Ética e Filosofia Política, São Paulo, n. 4, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogía de la esperanza. México: Siglo Veintiuno, 1993.

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______. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 1677/2007.

Data de registro: 21/07/2011

Data de aceite: 19/10/2011

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Biografía del autor/a

Juliana Merçon, Instituto de Investigaciones en Educación, Universidad Veracruzana, México

Professora do Instituto de Investigaciones en Educación, Universidad Veracruzana, Xalapa, México.

Publicado

2012-07-19

Cómo citar

MERÇON, J. HISTÓRIA E LIBERDADE: A ESPERANÇA DE FREIRE E DE SPINOZA. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 26, n. 52, p. 551–563, 2012. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n52a2013-p551a564. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13378. Acesso em: 21 dic. 2024.