HISTÓRIA E LIBERDADE: A ESPERANÇA DE FREIRE E DE SPINOZA.
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n52a2013-p551a564Palabras clave:
Freire, Spinoza, esperança, história, liberdade, necessidade, educaçãoResumen
A noção de esperança ocupa uma posição central na obra de Paulo Freire. Por compreendê-la como motora da mudança, necessidade ontológica e ato político, Freire conclui que é preciso educar a esperança para que não se converta em desesperança infértil ou desespero trágico. Em espírito freireano, meu propósito neste artigo é o de tecer um diálogo entre o pensamento deste grande educador e a filosofia de Spinoza. Este encontro impossível entre esses dois homens que se rebelaram, em pensamento e ato, contra as opressões de seus tempos, transcorrerá através da investigação dos seguintes temas: 1. o papel da esperança na noção freireana de história; 2. relações entre liberdade e necessidade; 3. funções sociais da esperança; e 4. a proposta de 'educação da esperança'. Duas noções de esperança serão discutidas: a esperança ingênua e a esperança crítica. A provocação spinozana consistirá em sugerir uma postura ética e política que, movida por nossa potência para pensar e agir, prescinde da esperança.
Referências
CHAUÃ, Marilena. Poder e liberdade: a política em Espinosa. Cadernos de Ética e Filosofia Política, São Paulo, n. 4, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogía de la esperanza. México: Siglo Veintiuno, 1993.
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Data de registro: 21/07/2011
Data de aceite: 19/10/2011
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