NARRADORES DE JAVÉ E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n50a2011-12Palabras clave:
Formação de professores. Hermenêutica. Pesquisas qualitativas.Resumen
* Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação do CE/UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação (GPFORMA).
** Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor dos Cursos de Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq.
Narradores de Javé e a pesquisa em educação
Resumo: O texto propõe uma hermenêutica sobre os paradoxos criados pelo paradigma da relação sujeito/objeto, problematizando a absolutização da subjetividade moderna na produção do conhecimento e suas implicações na formação de professores. Nesse contexto, demarca os contornos e as deficiências localizadas na recepção das abordagens qualitativas e quantitativas nas pesquisas em educação. Para elucidar essas questões, este estudo utiliza a narrativa, Narradores de Javé, por intermédio da abordagem hermenêutico-reconstrutiva, como exercício do reconhecimento do saber da alteridade. A hermenêutica quer desvendar as armadilhas do caminho metafísico do conhecimento na formação de professores e provocar nos interlocutores envolvidos o estranhamento das práticas pedagógicas enrijecidas pelo paradigma unilateral do mundo moderno.
Palavras-chave: Formação de professores. Hermenêutica. Pesquisas qualitativas.
Abstract: The paper proposes a hermeneutics on the paradoxes created by the paradigm of subject/object relationship, questioning the absolutismo of modern subjectivity in knowledge production and its implications for teacher training. In this context, it determines the outlines and deficiencies underlying the reception of qualitative and quantitative approaches in educational research. To clarify these issues, this work was based on the narrative Narradores de Javé, making use of the hermeneuticreconstructive approach, as an attempt to recognize the knowledge of otherness. Hermeneutics seeks to unveil the pitfalls of the path of metaphysical knowledge in teacher training and cause, in the interlocutors involved, some estrangement regarding the teaching practices hardened by the unilateral paradigm of the modern world.
Keywords: Qualitative researches. Hermeneutic. Teaching.
Referências:
ARENDT, H. A crise na educação. In: ______. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1992.
______. Responsabilidade e Julgamento. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
ALVES, A. J. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, São Paulo, v. 77, p. 53-61, Maio. 1991.
______. Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 39-50, Jul. 2001.
DEVECHI, C. V.; TREVISAN, A. L. Sobre a proximidade do senso comum das pesquisas qualitativas em educação: positividade ou simples decadência? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 43, p. 148-161, jan./abr. 2010.
GADAMER, H.-G. A razão na época da ciência. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983.
______. Verdad y metodo I: Fundamentos de una hermenéutica filosófica. 6. ed. Salamanca: Sígueme, 1996.
GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002.
HABERMAS, J. Pensamento Pós-Metafísico. Estudos Filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.
HERMANN, N. Pluralidade e ética em Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
______. Hermenêutica e Educação. Rio de Janeiro. DP&A, 2002.
TREVISAN, A L. Terapia de Atlas: pedagogia e formação docente na pósmodernidade. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.
WELLER, W. A Hermenêutica Como Método Empírico de Investigação. In: Reunião Anual da Anped , 30ª, 2007, Caxambu. Trabalhos... Disponível em: <www.anped.org.br/reunioes/30ra/trabalhos/GT17-3288-- Int.pdf>. Acesso em: 27 ago.2009.
Data de registro: 01/12/2009
Data de aceite: 20/10/2010
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.