MAZZOTTI, Tarso. Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígios. Marília: Poïesis Editora, 2008.

Autores/as

  • Laélia Portela Moreira Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n49a2011-15

Resumen

Em mais de uma ocasião, e em variados escritos, Tarso Mazzotti enfatizou a importância do diálogo e do debate como parte constitutiva do fazer científico e demonstrou a importância da Teoria da Argumentação como ferramenta essencial ao exame das teorias e doutrinas pedagógicas. Podese seguramente identificar como algumas das principais características da filosofia da educação, praticada por este autor, o rigor na apresentação das idéias e construção dos argumentos, além do amplo espectro de temas que aborda. Seu último livro, Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígio, é um testemunho da originalidade inerente ao seu pensamento, que focaliza, dessa feita, o exame de algumas doutrinas pedagógicas, as quais, a partir do século XVII, operam direta ou indiretamente nos discursos a respeito da educação escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laélia Portela Moreira, Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

Publicado

2023-06-19

Cómo citar

MOREIRA, L. P. MAZZOTTI, Tarso. Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígios. Marília: Poïesis Editora, 2008. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 25, n. 49, p. 331–336, 2023. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n49a2011-15. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13351. Acesso em: 23 nov. 2024.