Ambiente da sala de aula: um estudo de caso

Autores/as

  • Maria Olímpia Paiva Universidade do Minho (Braga, Portugal)
  • Abílio Afonso Lourenço Universidade do Minho (Braga, Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n49a2011-01

Palabras clave:

Ambiente da sala de aula. Rendimento académico. Modelos de equações estruturais.

Resumen

 

*Doutora em Educação e Professora da Universidade do Minho, Braga -

**Doutor em Educação e Professor da Universidade do Minho, Braga -

Ambiente da sala de aula: um estudo de caso

Resumo: Das várias possibilidades de abordagem da sala de aula, a análise do ambiente de aprendizagem tem sido uma das opções de trabalho no campo educacional. Esta investigação tem como finalidade comprovar se o ambiente da sala de aula, bem como algumas variáveis sociodemográficas, são relevantes na explicação do rendimento acadêmico dos alunos. Para avaliar o ambiente da sala de aula foi utilizado o APSA - Escala do Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula (Antunes 2002). Foi seleccionada uma amostra correspondente a 336 alunos do ensino obrigatório português (3.º ciclo do Ensino Básico), de duas escolas públicas do norte de Portugal. O objectivo foi orientado para a comprovação da viabilidade do modelo de equações estruturais (SPSS.17/AMOS.17), onde foram hipotetizadas e especificadas determinadas relações causais. Constatou-se que o ambiente da sala de aula tem um impacto positivo e significativo no rendimento académico dos alunos (Língua Portuguesa e Matemática).

Palavras-chave: Ambiente da sala de aula. Rendimento académico. Modelos de equações estruturais.

Abstract: Of the various ways of approaching the classroom, the analysis of the learning environment has been one of the options working in the educational field. The goal of this investigation is to corroborate the relevancy of the environment of the classroom together with other socialdemographic variables in accounting for students' academic achievement. To assess the environment of the classroom was used the "Psychossociological Environment of the Classroom" (APSA) scale (Antunes 2002). A sample of 336 students of the compulsory portuguese schooling (Middle School) has been selected of two state schools in the north of Portugal. The goal was oriented to test the adequacy of the structural equation model (SPSS.17/ AMOS.17), on which some specific and hypothetical causal relations have been posed. The environment of the classroom has a positive and significant impact in the academic achievement (Mother Language and Maths).

Keywords: Classroom environment. Academic achievement. Structural equation models.

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Data de Registro:16/12/09

Data de Aceite: 17/03/10

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Biografía del autor/a

Maria Olímpia Paiva, Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Abílio Afonso Lourenço, Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Doutor em Educação e Professor da Universidade do Minho, Braga

Cómo citar

PAIVA, M. O.; LOURENÇO, A. A. Ambiente da sala de aula: um estudo de caso. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 25, n. 49, p. 17–42, 2011. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n49a2011-01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13333. Acesso em: 21 nov. 2024.