EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE E DIDÁTICA COMPLEXA: PRINCÍPIOS E DESAFIOS

Autores/as

  • Altair Alberto Fávero Universidade de Passo Fundo
  • Gionara Tauchen Universidade Federal de Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p175a192

Palabras clave:

epistemologia, complexidade, didática

Resumen

Toda e qualquer didática possui uma epistemologia subjacente e sua identificação ou taxionomia nos possibilita elaborar chaves de leitura para compreender certos tensionamentos produzidos na forma como ensinamos e/ou aprendemos. No presente estudo, de cunho hermenêutico (GADAMER, 2008), buscamos compreender a epistemologia da complexidade e as decorrências para os processos didáticos. Primeiramente, analisamos as limitações da epistemologia da simplificação, que caracteriza grande parte do pensamento didático moderno, e a emergência da epistemologia da complexidade. Posteriormente, exploramos os princípios da complexidade-sistêmico-organizacional, hologramático, organização recursiva, dialógico, auto-eco-organização e a reintrodução do sujeito cognoscente -, analisando, por fim, as decorrências para a didática numa perspectiva complexa.

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. O corpo - novos poemas. São Paulo: Monte Azul Paulista, 1984.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma compreensão científica dos sistemas vivos. 9 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. Petrópolis, Rio de Janeiro:Vozes, Bragança Paulista, São Paulo: Editora Universitária de São Francisco, 2008.

HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

JAPIASSU, Hilton. Nascimento e morte das ciências humanas. 2 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.

LAWN, Chris. Compreender Gadamer. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

MACEDO. Roberto Sidnei. Compreender/mediar a formação: o fundante da educação. Brasília: Líber Livro Editora, 2010.

MORIN, Edgar. O método III - O conhecimento do conhecimento/1. Portugal: Publicações Europa-América, 1996.

______. Ciência com consciência. 11 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

______. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2007.

______. O desafio do século XXI - Religar os conhecimentos. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.

______; MOTTA, Raúl; CIURANA, Émilio-Roger. Educar para a era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e incerteza humana. Lisboa: Instituto Piaget, 2003.

MORAES, Maria Cândida; VALENTE, José Armando. Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade? São Paulo: Paulus, 2008.

NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo, Trion. 2001.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falava Zaratustra. São Paulo: Escala Educacional, 2006.

PASCAL, Blaise. Pensamentos. São Paulo: Nova Cultura, 1999.

PESSOA, Fernando. Livro do desassossego. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

READINGS, Bill. Universidade sem cultura? 2 ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2002.

SANTOS, Akiko; SOMMERMAN, Américo. Complexidade e transdisciplinaridade: em busca da totalidade perdida. Conceitos e práticas na educação. Porto Alegre: Sulina, 2009.

Data de registro:17/07/2011

Data de aceite:26/10/2012

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação (Ufrgs), Mestre em Filosofia do Conhecimento (Pucrs), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF).

Gionara Tauchen, Universidade Federal de Rio Grande (FURG)

Doutora em Educação (Pucrs). Professora Adjunta da Universidade de Rio Grande (Furg). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.

Publicado

2013-07-16

Cómo citar

FÁVERO, A. A.; TAUCHEN, G. EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE E DIDÁTICA COMPLEXA: PRINCÍPIOS E DESAFIOS. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 27, n. 53, p. 175–192, 2013. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p175a192. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13318. Acesso em: 23 nov. 2024.