O caráter de publicização da leitura na obra de Comênio
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p73a86Palabras clave:
História da Educação, Linguagem, LeiturizaçãoResumen
*Doutora pela Universidade Estadual Paulista "J'ulio de Mesquita Filho", no Programa de Pós-Graduação em Educação. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Uberaba UNIUBE
O caráter de publicização da leitura na obra de Comênio
Resumo: Este artigo tem por objetivo explicitar o caráter de publicização da leitura em Comênio. Para isso, analisa os condicionantes sociopolíticos, históricos e religiosos que permeiam as questões didático-pedagógicas pensadas pelo grande pedagogo. Em sua obra Didáctica Magna - Tratado da Arte Universal de Ensinar Tudo a Todos, o caráter de publicização da leitura responde às necessidades que as novas relações sociais passaram a exigir em conseqüência da nova forma de produção da sociedade capitalista. Em sua didacografia, a nova arte de ensinar comeniana propôs conteúdos que evidenciam o caráter de publicização da leitura.
Palavras-chave: Leitura. Publicização da leitura. Comênio. Didáctica Magna.
O caráter de publicização da leitura na obra de Comênio
Résumé: Cet article vise à expliciter le caractère de publicisation de la lecture des oeuvres d'Comenius. C'est pouquoi nous avons cherché d'apprendre les conditionnements sociopolitiques, historiques et réligieux qui s'interpénètrent avec les questions didactiques et pédagogiques pensées par ce grand pédagogue. Comenius et son ouvrage Didactica Magna - Traité de l'Art Universel d'Enseigner Tout à Tous, le caractère de publicisation de la lecture répond aux exigences des nouveaux rapports sociaux créés par le nouveau mode de production. Le nouveau art d'enseigner coménien propose des contenus qui mettent en évidence le caractère de publicisation de la lecture.
Mots-clés: Lecture. Publicisation de la lecture. Comenius. Didactiva Magna.
Data de registro:07/07/2011
Data de aceite:02/05/2012
Referências:
ALVES, G. L. O pensamento burguês no Seminário de Olinda. Ibitinga: Humanidades, 1993.
ARAÚJO, C. B.; ZANDAVALLI, M. de. O professor na Didática Magna. Monografia (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 1994.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
COMÊNIO, J. A. Didáctica Magna. 3. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkiann, 1985.
GASPARIN, J. L. Comênio ou da arte de ensinar tudo a todos. Campinas: Papirus, 1994.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.