A BIOGRAFIA DA NAÇÃO COMO PEDAGOGIA DA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO NO BRASIL IMPÉRIO
JOAQUIM MANUEL DE MACEDO DO I.H.G.B E SUAS LIÇÕES DE HISTÓRIA DO BRASIL A PARTIR DO IMPERIAL COLÉGIO DE PEDRO II.
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v18nn.%20ESPa2004-11231Palabras clave:
Brasil império, Educação, Pedagogia de formaçãoResumen
Introdução – Em novembro de 2000 tive a grata satisfação de conhecer pessoalmente Selma de Mattos, do departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, durante o I Congresso Brasileiro de História da Educação, promovido pela recém-criada Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Este contato somava-se ao conhecimento de seu texto Lições de Macedo: uma pedagogia do súdito cidadão no Império do Brasil (Mattos, 1998). Texto este que sintetizava os resultados alcançados em pesquisa realizada no âmbito do mestrado defendido pela autora no IESAE-FGV, em 1992, sob a orientação do Prof. Dr. José Silvério Baia Horta. Porém dado o limite de páginas, o texto de 1998 não tornava pública a riqueza de ideias contidas no texto da dissertação.
Desse modo, causou-me satisfação saber que o texto integral da dissertação defendida por Selma Rinaldi Mattos encontrava-se disponível por meio da publicação da obra O Brasil em Lições: a história como disciplina escolar em Joaquim Manuel de Macedo, pela Access Editora, em 2000. Adquiri o livro que devidamente autografado tornar-se-ia, em breve, objeto de leitura dedicada dada minha vinculação com a pesquisa e o ensino da História da Educação. Agregou-se a esse interesse pessoal o aceite de sugestão muito em vinda de Ana Chystina Venancio Mignot, da Universidade Estatual do Rio de Janeiro, para que eu procedesse à resenha da obra então lançada, o que torno público a partir de agora. [...]
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