COLÉGIO SANTA TERESA

UM ESTUDO A RESPEITO DO ENSINO CONFESSIONAL EM ITUIUTABA, TRIANGULO MINEIRO, MG (1939-1942)

Autores/as

  • Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira UEMG
  • Décio Gatti Junior Universidade Federal de Uberlandia (Uberlândia, MG, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v18nn.%20ESPa2004-11223

Palabras clave:

Instituição Educativa, Ensino Confessional, História das Instituições Educativas

Resumen

 Resumo: Este texto é o resultado final do estudo sobre o Colégio Santa Teresa, de Ituiutaba, Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil. A pesquisa objetivou compreender seu processo de criação e desenvolvimento, apreender os elementos mais significativos do processo de constituição e desenvolvimento da Congregação das Irmãs Carlistas Scalabrinianas e de seu projeto educativo. A abrangência do período estudado é de 1939 a 1942. Os resultados alcançados demonstram que a criação do Colégio fazia parte de um projeto de escolarização mais amplo da igreja Católica no Brasil. Além disso, apreendeu-se que o motivo da fundação do Colégio não foi a questão imigratória que norteou boa parte dos demais empreendimentos da congregação, mas sim a necessidade de atendimento das famílias católicas e tradicionais da cidade e região.

Palavras-chave: Instituição Educativa; Ensino Confessional; História das Instituições Educativas.

 

Abstract: This text is the final result of a study of Saint Teresa High School (Colégio Santa Teresa) in Ituiutaba, Triangle Region, Minas Gerais, Brazil. The goal of the research was to understand the process of its founding and development, and discover the most significant elements of the establishment of the Congregation of the Missionary Sisters of Saint Charles (Scalabrinians) and their educational project. The period under study is from 1939 to 1942. The results obtained show that the formation of the High School was part of a broader educational project of the Catholic Church in Brazil, furthermore, the motivation for the founding of the High School was discovered to be not a question related to immigration that directed a large part of the other undertakings of the congregation, but rather the necessity of serving the Catholic and traditional families of the city and the region.

Keywords: Educational Institution; Parochial Education; History of Eucational Institutions.

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Biografía del autor/a

Lucia Helena Moreira de Medeiros Oliveira, UEMG

Décio Gatti Junior, Universidade Federal de Uberlandia (Uberlândia, MG, Brasil)

Doutor em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor de História da Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Sócio-fundador da Sociedade Brasileira de História da Educação.

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Publicado

2010-11-19

Cómo citar

MOREIRA DE MEDEIROS OLIVEIRA, L. H.; GATTI JUNIOR, D. COLÉGIO SANTA TERESA: UM ESTUDO A RESPEITO DO ENSINO CONFESSIONAL EM ITUIUTABA, TRIANGULO MINEIRO, MG (1939-1942). Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 18, n. n. ESP, p. 105–130, 2010. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11223. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11223. Acesso em: 22 jul. 2024.