ALGARTE, Roberto A. Escola e desenvolvimento humano: da cooptação política à consciência crítica. Brasília, Livre, 1994, 228 p

Autores

  • Alzira Jerônimo de Melo Faculdades Integradas do Triângulo (FIT)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-937

Palavras-chave:

Educação, Política, Projeto brasileiro de modernidade

Resumo

Em sua obra, o autor faz uma análise do projeto brasileiro de modernidade e, através de uma reflexão aprofundada sobre os processos políticos adotados para consolidá-lo, mostra a confusão estabelecida entre modernidade e liberalismo econômico, na medida em que não se basearam no contexto socioeconômico e histórico brasileiro, mas no do mundo capitalista desenvolvido. E propõe a recriação da escola pública para o desenvolvimento do homem, pessoa e profissional, como o caminho para a modernização do Estado brasileiro.

O modelo econômico neoliberal vigente nos países do Primeiro Mundo, cujo valor central é a concorrência econômica, se caracteriza por uma ação voltada para o aprimoramento, a especialização e a primazia de todos os setores de suas sociedades, tendo em vista a acumulação de capital, aumento da produtividade, a expansão das exportações e a formação de recursos humanos para o setor produtivo. Os processos de modernização são, então, definidos pela situação contemporânea da vida daquelas nações [...]

Palavras-chave: Educação; Política; Projeto brasileiro de modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alzira Jerônimo de Melo, Faculdades Integradas do Triângulo (FIT)

Professora do Departamento de Ciências Sociais e Coordenadora de Graduação das Faculdades Integradas do Triângulo.

Referências

ALGARTE, Roberto A. Escola e desenvolvimento humano: da cooptação política à consciência crítica. Brasília, Livre, 1994, 228 p

Downloads

Publicado

2008-10-15

Como Citar

MELO, A. J. de. ALGARTE, Roberto A. Escola e desenvolvimento humano: da cooptação política à consciência crítica. Brasília, Livre, 1994, 228 p. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 263–269, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v10n20a1996-937. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/937. Acesso em: 24 nov. 2024.