Editorial

v.10 n.20 jul./dez. 1996

Autores

  • Geraldo Inácio Filho Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Educação, Periódicos, Surgimento da revista Educação e Filosofia

Resumo

No final do ano de 1986, no antigo Departamento de Pedagogia surgiu o primeiro número da revista Educação e Filosofia. Dizendo assim parece que foi fácil. Mas não; isto foi o resultado de alguns anos de luta, desde a primeira vez, quando o primeiro Diretor do Centro de Ciências Humanas e Artes (CEHAR) sugeriu que publicássemos nossos artigos na então existente Revista do Curso de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Nossa reflexão naquele momento foi que ou descaracterizaríamos o referido periódico ou não teríamos público para nossos escritos. Alguém já imaginou um professor qualquer procurando nas páginas de uma Revista de Direito artigos de Educação e de Filosofia?

Posteriormente, quando na Direção da Divisão de Tecnologia Educacional (1985) propusemos a criação de uma revista da UFU, mas por desinteresse do Pró-Reitor Acadêmico ficou só no projeto. Mais tarde, encaminhamos um projeto de Revista para o Centro de Ciências Humanas e Artes (ainda em 1985), na gestão da professora Marly Bernardes de Araújo. A relatora do processo entendeu que a “revista era autoritária, pois, não era demandada pelas bases”. Ou seja, não fizemos nenhum plebiscito para saber se “as bases” seriam favoráveis ou não à existência do periódico, pois, para nós, o que se criaria era tão somente um veículo de produção acadêmica e não mais uma possibilidade de exercício do populismo acadêmico. Publica quem quer e pode. Pode, no sentido de ter competência para... Diante disso apresentamos um projeto ao Conselho do Departamento de Pedagogia, que o acolheu. [...]

Palavras-chave: Educação; Periódicos; Surgimento da revista Educação e Filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Inácio Filho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU).

Downloads

Publicado

2008-10-15

Como Citar

FILHO, G. I. Editorial: v.10 n.20 jul./dez. 1996. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 10, n. 20, p. 5–6, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/920. Acesso em: 14 jul. 2024.