O campo educacional
entre a prática social e a legitimidade científica
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-883Palavras-chave:
Brasil, Identidade, campo educacionalResumo
Resumo: O artigo aborda a questão da identidade do campo educacional no Brasil. Ao refletir sobre a educação como prática social, toca em temáticas relativas á interação entre agentes sociais e sistemas institucionais, entre parâmetros de racionalidade científica e a questão dos valores que marcam a prática educacional. No que tange ao entendimento da educação como saber especifico, remete-se a um momento da história da institucionalização dos estudos ligados à educação no âmbito do ensino universitário em geral e da organização dos primeiros cursos de formação de professores em nível superior, tendo como corte cronológico o período 1920/1945.
Palavras-chave: educação; instituições de ensino; legitimidade científica.
Abstract: The article is about the identity of the educational field in Brazil. Thinking over the education as a social practice, it touches upon subjects related to the interaction between social agents and institutional systems, between parameters of scientific rationality and the values of the educational practice. Considering the education a specific knowledge, this work takes the years between 1920 and 1945 as a reference. This is one moment in the history of the institutionalization of the studies related to the higher education and the organization of the first university courses to graduate teachers.
Key words: education; educational institutions; scientific legitimacy.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Hermínia Tavares de. "Dilemas da Institucionalização da ciências sociais no Rio de Janeiro". in MICELLI- Sérgio (org.), História das Ciências Sociais no Brasil. São Paulo. Vértice. 1989. vol. l- pp. 188233.
BOMENY, Helena. "Novos talentos. vícios antigos: os renovadores e a política educacional". Estudos Históricos. Rio de Janeiro. FGV, no II, jan/jul. 1993. pp.24- 39.
BOURDIEU, Pierre. "O campo científico". in ORTIZ Renato (org.), Sociologia, São Paulo- Atica, 1983. pp. 122-155.
BRANDÃO, Zaia e BONAMINO, Alícia. "Pósfácio". in BRANDÃO, Zaia (org.) A crise dos paradigmas e a educação. São Paulo. Cortez. 1995.
DAUSTER, Tânia. "Navegando contra a corrente? o educador. o antropólogo e o relativismo"- in BRANDÃO. Zaia (org.) A crise do,' paradigmas e a educação. São Paulo. Cortez. 1995. pp. 75-88.
FOURQUIN, Jean Claude. Escola e Cultura: as bases epistemológicas do conhecimento escolar: Porto Alegre. Artes Médicas. 1993.
LYOTARD- Jean François. Pós Moderno, Rio de Janeiro. José Olympio, 1979.
MENDONÇA. Ana Waleska Pollo Campos. Universidade e Formação de prefessores: uma perspectiva integradora. A Universidade de Educação de Anísio Teixeira. Rio de Janeiro. Dep. Educação / PUC. tese de doutorado, 1993.
MORICONI. Ítalo. A Provocação Pós-moderna: razão histórica e prática da teoria hoje, Rio de Janeiro. Diadorim. 1994.
ROUANET. Paulo Sérgio. As razões do Iluminismo. São Paulo. Cia das Letras, 1987.
VILHENA. Luis Rodolfo da Paixão. Projeto e Missão: O movimento Folclórico Brasileiro (1947-1964). Rio de Janeiro. PPGAS / Museu Nacional. Tese de doutorado, 1995.
XAVIER. Libânia Nacif. Para além do campo educacional: um estudo sobre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), Rio de Janeiro, Dep. Educação / PUC- dissertação de mestrado, 1993
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Libânia Nacif Xavier
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.