Editorial

Contradições: Iluminismo X Populismo

Autores

  • Geraldo Inácio Filho Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, Iluminismo, Populismo

Resumo

A escola, especialmente a universidade, pretende-se filha do Iluminismo.

Surgido na Europa do século XVII, desenvolveu-se no decorrer do século XVIII, caracterizando esse período como o “século das luzes”. Sua característica principal é um esforço consciente de valorização da razão e abandono de preconceitos tradicionais. Com isto, esperava-se que o desenvolvimento do conhecimento produzisse um mundo mais justo, mais humano, mais adequado às aspirações de igualdade, fraternidade, liberdade. A tolerância religiosa em tempos inquisitoriais era um desiderativo dos Iluministas, bem como a obtenção de resultados práticos no combate às injustiças sociais.

O Iluminismo, como movimento social, findou-se no século XIX, mas seus pressupostos, seus projetos, inspiraram as repúblicas originadas depois da Revolução Francesa e suas ideais permanecem ainda nos dias de hoje. 

Palavras-chave: Educação; Filosofia; Iluminismo; Populismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Inácio Filho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Foi coordenador do Programa de Pósgraduação em Educação da UFU. Foi diretor de Centro de Ciencias Humanas e Artes (CEHAR)/UFU. Foi professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlandia até o ano de 2018.

Downloads

Publicado

2008-09-25

Como Citar

FILHO, G. I. Editorial: Contradições: Iluminismo X Populismo. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 12, n. 23, p. 5–9, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/860. Acesso em: 24 jul. 2024.