Editorial

Autores

  • Bento Itamar Borges Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Resumo

Este periódico, que chega agora ao número 24, tem servido de estímulo ao desenvolvimento das duas áreas temáticas que o compõem, bem como tem testemunhado as dificuldades que envolvem o trabalho acadêmico, dentro das condições de um país periférico e desigual.

Em 1986, quando veio a público nosso primeiro número, a Universidade Federal de Uberlândia dispunha de um departamento de Pedagogia e de um curso de graduação em Pedagogia. Logo a seguir, o grupo de professores dividiu-se em três, dando origem ao Departamento de Filosofia e aos dois departamentos ligados à educação: o Departamento de Fundamentos da Educação e o Departamento de Princípios e Organização da Prática Pedagógica. A seguir, em março de 1990 entrou em atividade o programa de mestrado em Educação, que ostenta hoje a significativa quantidade de 49 dissertações já defendidas e que teve no ultimo processo de seleção uma grande procura, com 122 candidatos para as 15 vagas. Tanto à época de sua constituição, quanto por ocasião de sua avaliação pela CAPES, que o recomendou em 1994, teve nosso periódico um papel de destaque enquanto quesito a conferir qualidade ao mestrado, servindo de veículo para a produção teórica local e de comunicação com a comunidade acadêmica mais ampla.

Palavras-chave: Educação; Filosofia; Editorial do número 24.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bento Itamar Borges, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Downloads

Publicado

2023-03-07

Como Citar

BORGES, B. I. Editorial. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 12, n. 24, p. 7–9, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/842. Acesso em: 20 jul. 2024.