Editorial
Resumo
Este periódico, que chega agora ao número 24, tem servido de estímulo ao desenvolvimento das duas áreas temáticas que o compõem, bem como tem testemunhado as dificuldades que envolvem o trabalho acadêmico, dentro das condições de um país periférico e desigual.
Em 1986, quando veio a público nosso primeiro número, a Universidade Federal de Uberlândia dispunha de um departamento de Pedagogia e de um curso de graduação em Pedagogia. Logo a seguir, o grupo de professores dividiu-se em três, dando origem ao Departamento de Filosofia e aos dois departamentos ligados à educação: o Departamento de Fundamentos da Educação e o Departamento de Princípios e Organização da Prática Pedagógica. A seguir, em março de 1990 entrou em atividade o programa de mestrado em Educação, que ostenta hoje a significativa quantidade de 49 dissertações já defendidas e que teve no ultimo processo de seleção uma grande procura, com 122 candidatos para as 15 vagas. Tanto à época de sua constituição, quanto por ocasião de sua avaliação pela CAPES, que o recomendou em 1994, teve nosso periódico um papel de destaque enquanto quesito a conferir qualidade ao mestrado, servindo de veículo para a produção teórica local e de comunicação com a comunidade acadêmica mais ampla.
Palavras-chave: Educação; Filosofia; Editorial do número 24.
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Copyright (c) 2016 Bento Itamar Borges
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