Editorial

Autores

  • Os Editores -

Palavras-chave:

Editorial, Marx, Revista Educação e Filosofia

Resumo

Dando início ao décimo sexto ano de atividades editoriais, a Revista Educação & e Filosofia reúne neste número nove artigos três resenhas com o intuito de promover o debate teórico e metodológico nas áreas de Filosofia e Educação.

Uma característica deste número é a obra de Marx, três artigos filosóficos adentram o terreno da herança marxista, sendo que dois artigos tratam diretamente da obra marxiana. José Luiz Furtado resgatou os escritos da juventude do filósofo alemão, para ali identificar a influência da ontologia hegeliana, algo que seria abandonado nos escritos futuros em favor da concepção materialista da história. O artigo de Antonio Santicci – Eminente professor da Universidade de Salerno e pesquisador renomado da obra de Antonio Gramsci – discute a relevância do Manifesto do partido Comunista, um texto pouco valorizado nos anos seguintes a sua publicação, mas que, contudo, possui profundidade em suas análises sobre a situação da classe operária e os desdobramentos do capitalismo, podendo ser antevisto nas páginas do Manifesto a formatação do processo de globalização. A interpretação de Marx feita por Gramsci juntamente com a crítica social de Adorno levou José Policarpo Júnior a debater a crise da Modernidade e o dilaceramento do sujeito na história. [...]

Palavras-chave: Editorial; Marx; Revista Educação e Filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Os Editores, -

-

Downloads

Publicado

2008-08-13

Como Citar

EDITORES, O. Editorial. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 16, n. 31, p. 7–8, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/677. Acesso em: 13 jun. 2024.