O itinerário de Agostinho de Hipona em busca da verdade e seu projeto de formação cristã

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n81a2023-67643

Palavras-chave:

Agostinho de Hipona, Verdade, Formação Cristã, Vontade

Resumo

Resumo: Este estudo objetiva identificar a natureza de verdade por Agostinho de Hipona (354-430), segundo as reflexões contidas no VII Livro da obra Confissões (397) que trata da Busca da Verdade.  Para isso, é necessário reconhecer quais percursos o bispo de Hipona percorreu em sua vida terrena, bem como sua vivência filosófica. Nesse itinerário em busca da verdade se envolveu com o maniqueísmo, que em certa medida apresentava uma verdade racional e material, perspectiva que se aproximava do pensamento de Agostinho na sua fase de juventude.  Conforme foi amadurecendo intelectualmente e buscando compreensões das questões que permeiam a vida humana pode-se depreender o seu projeto de formação cristã, uma vez que, ao criticar o modo como conduzia sua vida pregressa (anterior  à conversão) e evidenciar as mudanças em seus atos cotidianos para se adequar à forma de vida de um bom cristão, o autor explicita um projeto de educação e de sociedade que conduza aos bens eternos e imutáveis. A busca e o encontro da verdade ocorrerão mediante ações decorrentes de um ato de escolha particular, livre.

Palavras-chave: Agostinho de Hipona; Verdade; Formação Cristã; Vontade.

 The itinerary of Augustine of Hippo in search of the truth and its Christian formation project

Abstract: This study aims to identify the nature of truth by Augustine of Hippo (354-430), according to the reflections contained in the VII Book of the work Confessions (397) which deals with the Search for Truth. For this, it is necessary to recognize which paths the Bishop of Hippo took in his earthly life, as well as his philosophical experience. In this itinerary in search of the truth, he became involved with Manichaeism, which, to a certain extent, presented a rational and material truth, a perspective that was close to the thought of Augustine in his youth. As he matured intellectually and sought understanding of the issues that permeate human life, his project of Christian formation can be inferred, since, by criticizing the way he led his former life (prior to conversion) and highlighting the changes in his acts to adapt to the way of life of a good Christian, the author explains a project of education and society that leads to eternal and immutable goods. The search and finding of the truth will occur through actions resulting from an act of particular, free choice.

Keywords: Augustine of Hippo; Truth; Christian Formation; Will.

El itinerario de Agustín de Hipona en busca de la verdad y su proyecto de formación Cristiana

Resumen: Este estudio tiene como objetivo identificar la naturaleza de la verdad de Agustín de Hipona (354-430), según las reflexiones contenidas en el Libro VII de la obra Confesiones (397) que trata de la Búsqueda de la Verdad. Para ello, es necesario reconocer qué caminos tomó el obispo de Hipona en su vida terrena, así como su experiencia filosófica. En este itinerario en busca de la verdad, se involucra con el maniqueísmo, que, en cierta medida, presenta una verdad racional y material, perspectiva cercana al pensamiento de Agustín en su juventud. De haber madurado intelectualmente y buscado la comprensión de los problemas que impregnan la vida humana, se puede inferir su proyecto de formación cristiana, ya que, al criticar la forma en que llevó su vida anterior (previa a la conversión) y destacando los cambios en sus actos para adaptarse a el modo de vida de un buen cristiano, el autor explica un proyecto de educación y sociedad que conduce a bienes eternos e inmutables. La búsqueda y el hallazgo de la verdad ocurrirán a través de acciones resultantes de un acto de libre elección particular.

Palabras clave: Agustín de Hipona; Verdad; Formación Cristiana; Voluntad.

Data de registro: 28/11/2022

Data de aceite: 18/10/2023

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Biografia do Autor

Juliana Calabresi Voss Duarte, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino: Formação docente interdisciplinar na Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Paranavaí). Professora da  Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná(SEED). Email: ju.llia@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4088-3752. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1957828466129051

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM). E-mail: teleoliv@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5349-1059. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7525108577501517.

 

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Publicado

2024-02-09

Como Citar

CALABRESI VOSS DUARTE, J.; OLIVEIRA, T. O itinerário de Agostinho de Hipona em busca da verdade e seu projeto de formação cristã. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 37, n. 81, p. 1437–1463, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v37n81a2023-67643. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67643. Acesso em: 26 dez. 2024.

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Artigos