A 'Pedagogia do Ser e Fazer' em Os Trabalhos e os Dias

Autores

  • José Joaquim Pereira Melo Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n81a2023-66776

Palavras-chave:

Hesíodo, Educação, Trabalho, Justiça, Virtude

Resumo

Resumo: A proposta é analisar a concepção de trabalho de Hesíodo em Os Trabalhos e Os Dias e abordar os referenciais de sua relação entre trabalho, virtude e justiça. A fonte é: Os Trabalhos e Os Dias e análise contemporânea de sua obra, já consagrada. Entende-se que as necessidades materiais, comuns e aceitas no mundo rural de então, motivaram-no a defender o trabalho como meio de transformação social e de superação do contexto desolador em que vivia o camponês. Seu interlocutor explícito era Perses, com o qual estava em litígio de herança, mas os conselhos e ensinamentos morais, éticos e espirituais de exaltação do labor adquiriram dimensão coletiva. Ao desvendar a vida do trabalhador dos campos, com sua cultura e seu respeito pela natureza, Hesíodo retirou-o do anonimato e exaltou-o como um novo herói que, mediante o trabalho, dominava a natureza, colocando-a a seu favor. Com sua ‘pedagogia do ser e fazer’, desalojou o tradicional guerreiro aristocrata, que obtinha a honra e a glória nos campos de batalha, e cantou o novo herói do trabalho, ecoando uma voz que já não podia ser ignorada ou silenciada.

Palavras-chaves: Hesíodo; Educação; Trabalho; Justiça; Virtude 

The ‘Pedagogy of being and doing’ in Hesiod’s Work and Days 

Abstract: Current paper analyzes the concept of work in Hesiod´s Works and Days and undertakes the relationship between work, virtue and justice. The source comprises Works and Days and the contemporary analysis of the already acknowledged masterpiece. It should be emphasized that common material needs accepted within the agricultural world of the time motivated him to defend work as a mean of social transformation and the overcoming of the desolating context in which the peasant lived. The poem´s overt interlocutor is Perses, with whom he was in conflict over an inheritance, but warnings and moral, ethical and spiritual teachings on the praise of labor attained a collective stance. Revealing the peasant´s life, with his culture and respect for Nature, Hesiod retrieved from anonymity and exalted the peasant as a novel hero who, through labor, dominated Nature and placed it in his favor. Through his ‘pedagogy of being and doing’, Hesiod replaced the traditional aristocratic warrior who obtained honor and glory in the battlefields, and sung the new worker hero, emitting a voice that would be neither ignored nor silenced.

Keywords: Hesiod; Education; Work; Justice; Virtue. 

La ‘Pedagogía del ser y del hacer’ en Las Obras y los Días 

Resumen: El artículo analiza el concepto de trabajo en Los trabajos y los días de Hesíodo   y emprende la relación entre trabajo, virtud y justicia. Nuestra fuente comprende Los trabajos y los días y el análisis contemporáneo de la obra ya reconocida. Cabe destacar que las necesidades materiales comunes aceptadas dentro del mundo agrícola de la época motivaron el autor a defender el trabajo como medio de transformación social y de superación del contexto desolador en que vivía el campesino. El interlocutor del poema es Perses, con quien estaba en conflicto por una herencia, pero las advertencias y las enseñanzas morales, éticas y espirituales sobre la alabanza del trabajo alcanzaron una postura colectiva. Revelando la vida del campesino, con su cultura y respeto por la Naturaleza, Hesíodo recuperó del anonimato y exaltó al campesino como un héroe novedoso que, a través del trabajo, dominó la Naturaleza y la colocó a su favor. A través de su ‘pedagogía del ser y el hacer’, Hesíodo reemplazó al guerrero aristocrático tradicional que obtenía honor y gloria en los campos de batalla, y cantó al nuevo héroe obrero, emitiendo una voz que no sería ignorada ni silenciada.

Palabras clave: Hesíodo; Educación; Trabajo; Justicia; Virtud.

Data de registro: 22/08/2022

Data de aceite: 13/12/2022

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Biografia do Autor

José Joaquim Pereira Melo, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em História e Sociedade pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – UNESP- Campus Assis/SP. Professor do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá – UEM-PR. E-mail: pereirameloneto@hotmail.com.  ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/1162692992302307. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0743-8000.

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Publicado

2024-02-09

Como Citar

PEREIRA MELO, J. J. A ’Pedagogia do Ser e Fazer’ em Os Trabalhos e os Dias. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 37, n. 81, p. 1273–1301, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v37n81a2023-66776. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66776. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

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Artigos