Recusando o momento cartesiano: como equipar-se em psicologia e educação?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-66295

Palavras-chave:

Cuidado de Si, Espiritualidade, Momento Cartesiano, Psicologia, Educação

Resumo

Resumo: O artigo parte do problema apontado por Michel Foucault na primeira aula do curso A Hermenêutica do sujeito, datada de 6/01/1982, a saber: o que se passa com o ser do sujeito em sua relação com a verdade? Para desenvolver tal indagação, o filósofo analisa, entre outros aspectos, saberes e práticas característicos da espiritualidade no período de ouro do cuidado de si (séculos I e II). Além de acompanhá-lo em parte desse percurso, pretendemos, com nosso texto, pôr em cena as inflexões que ele implica tanto para o campo da psicologia como para o da formação de professores. Em ambos, é comum que emerjam polêmicas quanto às teorias a adotar como base para uma intervenção mais eficaz ou, preferencialmente, mais crítica. A diferenciação clássica entre ciências naturais e ciências humanas jamais se ausenta desse debate. O presente artigo adota caminho distinto, pois buscamos um modo de arrancar de nossas entranhas o momento cartesiano, arriscando-nos a adotar posturas antipsicologistas e eventualmente antiepistemológicas. Melhor dizendo, indagamos: como, na psicologia e na educação, a constituição de si por si mesmo pode se transformar em uma ética metodológica (ou metodologia ética) de trabalho?

Palavras-chave: Cuidado de si; Espiritualidade; Momento cartesiano; Psicologia; Educação

Refusing the Cartesian model: How to equip oneself in psychology and education?

Abstract: The present article starts from the problem pointed out by Michel Foucault in the first class of the course The Hermeneutics of the subjetict, dated 6/01/1982, namely: what happens to the being of the subject in its relation to truth? In order to develop this question, the philosopher analyzes, among other aspects, knowledge and practices characteristic of spirituality in the golden period of the care of the self (1st and 2nd centuries). Besides accompanying him in part, we intend, with our text, to put into scene the inflections that implies both for the field of psychology and for the field of teacher’s training. In both fields, it is common for polemics to emerge regarding the theories to be adopted as a basis for a more effective or, preferably, more critical intervention. The differentiation classic between natural sciences and human sciences is never absent from this debate. The present article adopts a different path, for seek a way to pull the Cartesian moment out of our guts, risking to adopt anti-psychological and eventually anti-epistemological postures. Better saying, we inquire how, in psychology and education, the constitution of the self for its own sake can become a methodological ethics (or ethical methodology) of work?

Key-words: Self-care; Spirituality; Cartesian moment; Psychology; Education

Rechazar el modelo cartesiano: ¿Cómo equiparse en psicología y educación?

Resúmen: El artículo parte del problema señalado por Michel Foucault en la primera clase do curso La Hermenéutica del sujeto, realizada el 6/01/1982, a saber: ¿qué sucede con el ser del sujeto en su relación con la verdad? Para desarrollar esta cuestión, el filósofo analiza, entre otros aspectos, los conocimientos y las prácticas propias de la espiritualidad en el período de oro del cuidado del yo (siglos I y II). Además de acompañarlo en parte em el camino, nuestro texto pretende destacar las inflexiones que él implica tanto para el campo de la psicología como para el de la formación de maestros. En ambos, es común que surjan controversias en cuanto a las teorías que deben adoptarse como base para una intervención más eficaz o, preferiblemente, más crítica. La diferenciación clásica entre ciencias naturales y ciencias humanas nunca está ausente de este debate. El presente artículo adopta un camino diferente, ya que buscamos una forma de arrancar de dentro, el momento cartesiano, arriesgándonos a adoptar posturas antipsicológicas y, eventualmente antiepistemológicas. Mejor dicho, indagamos ¿cómo, en psicología y educación, la constitución del yo por sí mismo puede convertirse en una ética metodológica (o metodología ética) del trabajo?

Palabras clave: Cuidado de Si; Espiritualidad; Momento Cartesiano; Psicología; Educación

Data de registro: 11/07/2022

Data de aceite: 26/10/2022

 

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Biografia do Autor

Rosimeri de Oliveira Dias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada e Procientista da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo e do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Socais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). E-mail: rosimeri.dias@uol.com.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4701136188544538. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9250-1010.

Heliana de Barros Conde Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). É Professora Associada e Procientista do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). E-mail: helianaconde@uol.com.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0551266336066458. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4687-3646.

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Publicado

2023-01-04

Como Citar

DIAS, R. de O.; RODRIGUES, H. de B. C. Recusando o momento cartesiano: como equipar-se em psicologia e educação?. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 36, n. 78, p. 1683–1713, 2023. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-66295. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66295. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Educação, produção de subjetividade e cuidado de si: a atualidade de 'A hermenêutica do sujeito'"