O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-66095Palavras-chave:
Mapeamento, Educação Física, Currículo CulturalResumo
Resumo: No campo da Educação Física, o chamado currículo cultural busca apoio nas teorias organizadas a partir da virada linguística para tematizar as brincadeiras, danças, lutas, esportes ou ginásticas. Nessa vertente de ensino, o mapeamento é tomado como encaminhamento didático-metodológico que possibilita a definição da prática corporal a ser tematizada e promove as problematizações que constroem o percurso do estudo. O artigo analisa a noção de mapeamento produzida na literatura dedicada ao assunto. Localiza os seus significados e apresenta possíveis causas da pluralidade de seus usos. Na sequência, extrai das epistemologias que conferem sentido a essa vertente curricular os argumentos que permitem concebê-lo como cartografias realizadas por vadios e vadias.
Palavras-chave: Mapeamento; Currículo Cultural; Educação Física
Mapping in the cultural curriculum of Physical Education: cartography and vagrancy
Abstract: In the field of Physical Education, the so-called cultural curriculum seeks support in theories organized from the linguistic turn to thematize games, dances, fights, sports or gymnastics. In this aspect of teaching, mapping is taken as a didactic-methodological route that allows the definition of the body practice to be thematized and promotes the problematizations that build the course of the study. The article analyzes the notion of mapping produced in the literature dedicated to the subject. It locates its meanings and presents possible causes of the plurality of its uses. Subsequently, it extracts from the epistemologies that give meaning to this curricular aspect, the arguments that allow it to be conceived as cartographies carried out by vagrants.
Key-words: Mapping; Cultural Curriculum; Physical Education
El mapeo en el currículo cultural de la Educación Física: cartografía y vagancia
Resumen: En el campo de la Educación Física, el denominado currículo cultural busca apoyo en teorías organizadas desde el giro lingüístico para tematizar juegos, danzas, peleas, deportes o gimnasia. En este aspecto de la enseñanza, el mapeo es tomado como una ruta didáctico-metodológica que permite tematizar la definición de la práctica corporal y promueve las problematizaciones que construyen el recorrido del estudio. El artículo analiza la noción de mapeo producida en la literatura dedicada al tema. Ubica sus significados y presenta posibles causas de la pluralidad de sus usos. Posteriormente, extrae de las epistemologías que dan sentido a este aspecto curricular, los argumentos que permiten concebirlo como cartografías realizadas por vagales.
Palabras-clave: Mapeo; Currículo Cultural; Educación Física
Data de registro: 26/06/2022
Data de aceite: 26/10/2022
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Meios sem fim: notas sobre a política. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
AGAMBEN, Giorgio. O uso dos corpos. São Paul: Boitempo, 2017
BONETTO, Pedro Xavier R. A “escrita-currículo” da perspectiva cultural de Educação Física: entre aproximações, diferenciações, laissez-faire fórmula. 2016. 238 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2016.
BORGES, Clayton César O. Governo, verdade, subjetividade: uma análise do currículo cultural da Educação Física. 2019. 181 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2019.
CORAZZA, Sandra Mara. Planejamento de ensino como estratégia de política cultural. In: MOREIRA, Antônio F. B. Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997. p. 103-143.
CORAZZA, Sandra Mara. Pesquisa-ensino: o “hífen” da ligação necessária na formação docente. Araucárias. Revista do Mestrado em Educação da Facipal, Palmas, v. 1, n. 1, p. 7-16, 2002.
DELEUZE, Gilles. Foucault. Lisboa, Portugal: Edições70, 2012.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. Rio de Janeiro: Editora34, 2000.
DUARTE, Leonardo de Carvalho; NEIRA, Marcos Garcia Currículo cultural da Educação Física: a produção de uma pedagogia engajada. Humanidades & Inovação. Palmas. v.7, n.8. p. 282-300, mar. 2020.
ESCUDERO, Nyna Taylor G. Avaliação da aprendizagem em Educação Física na perspectiva cultural: uma escrita autopoiética. 2011. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, São Paulo, 2011. DOI: https://doi.org/10.18222/eae224920111977.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2006.
FOUCAULT, Michel. Prefácio à transgressão. In: Ditos e Escritos III: Estética, literatura, pintura e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, p. 28-46, 2009.
FRANÇOSO, Saulo. Contribuições do legado freireano para o currículo da Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 02, p. 531-546, abr./jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32892014000200017.
GONDIM, Diego de Matos. Teoria das multiplicidades em Bergson. Tradução de conferência Ipseitas, São Carlos, vol. 6, n. 1, pp. 416-419, jan-jun, 2020.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Mediação, Porto Alegre: 2001.
LIMA, Maria Emília. Entre fios, “nós” e entrelaçamentos: a arte de tecer o currículo cultural da Educação Física. 2015. 217 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2015.
LOPES, Alice Casimiro. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, sociedade & culturas, Porto, v. 39, p. 7-23, 2013.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2002.
MÜLLER, Arthur. A avaliação no currículo cultural da Educação Física: o papel do registro na reorientação das rotas. 2016. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2016.
MÜLLER, Arthur. Avaliação e registro no Currículo Cultural da Educação Física. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 72, p. 774-800, set./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.5030.
NASCIMENTO, A. S. Queerizando o currículo cultural de Educação Física:apostando na produção de novos marcos de reconhecimento a partir dascenas didáticas. 2022. 217f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdadede Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.
NEIRA, Marcos Garcia. Ensino de Educação Física. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectivados seus autores. 2011a. 323 f. Tese (Livre-Docência) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo. 2011a.
NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física.São Paulo: Blucher, 2011b.
NEIRA, Marcos Garcia. Teorias pós-críticas da educação: subsídios para o debate curricular da Educação Física. Dialogia, São Paulo, v. 02, n. 14, p. 195-206, 2011c. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.3112.
NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural da Educação Física: uma resposta aos dilemas da contemporaneidade. Revista Linhas, Florianópolis, v. 06, n. 31, p. 276-304, mai/ago, 2015. DOI: https://doi.org/10.5965/1984723816312015276.
NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física cultural: o currículo em ação. São Paulo: Labrador, 2017.
NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física cultural: relatos de experiência. Jundiaí [SP]: Paco, 2018.
NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física cultural: inspiração e prática pedagógica. 2. ed. - Jundiaí [SP]: Paco, 2019.
NEIRA, Marcos Garcia. Os conteúdos no currículo cultural da Educação Física e a valorização das diferenças: análises da prática pedagógica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n.2, p. 827-846 abr./jun. 2020
NEIRA, Marcos Garcia. A didática-artística da educação física cultural. In: MARCASSA, L. P.; ALMEIDA JÚNIOR, A.; NASCIMENTO, C. P. (orgs.) Ensino de educação física e formação humana. Curitiba: Appris, 2021. p. 165-188.
NEIRA, Marcos Garcia. Por uma sociedade menos injusta: experiências com a Educação Física cultural. Linhas Crí¬ticas, [S. l.], v. 28, p. e40779, 2022.
NEIRA, Marcos Garcia; GRAMORELLI, Lilian Cristina. Embates em torno do conceito de cultura corporal: gênese e transformações. Pensar a prática, Goiânia, v. 20, n. 2, p. 321-332, abr./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v20i2.38103.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mario Luiz F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte, 2006.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mario Luiz F. Pedagogia da cultura corporal: motricidade, cultura e linguagem. In: NEIRA, Marcos Garcia. Ensino de educação física. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mario Luiz F. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009a.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mario Luiz F. (orgs.). Praticando estudos culturais na educação física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009b.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mario Luiz F. As possibilidades de emergência do currículo cultural da Educação Física: contribuições do Grupo de Pesquisas em educação Física escolar da FEUSP (GPEF). In: MALDONADO, D. T.; NOGUEIRA, V. A.; FARIAS, U. S. (orgs.). Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física Brasileira. Curitiba: CRV, 2018.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mario Luiz F. As dimensões política, epistemológica e pedagógica do currículo cultural da educação física. In: BOSSLE, F.; ATHAYDE, P.; LARA, L. (orgs.) Educação Física escolar. Natal: EDUFRN, 2020. p. 25-43.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mario Luiz F. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação: uma proposta para a produção de outras formas de fazer, ver e dizer a respeito de si, das práticas corporais e seus praticantes. In: MALDONADO, D. T.; FARIAS, U. S.; NOGUEIRA, V. A. (orgs.). Linguagens na Educação Física escolar: diferentes formas de ler o mundo. Curitiba: CRV, 2021. p. 21-40.
NEVES, Marcos Ribeiro. O currículo cultural da Educação Física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes. 2018. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2018.
NUNES, Mario Luiz F. Afinal, o que queremos dizer com a expressão “diferença”? In: NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz F. (orgs.) Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016a.
NUNES, Mario Luiz F. Educação Física na área de códigos e linguagens. NEIRA, Marcos Garcia; NEIRA, Mario Luiz F. (orgs.). Educação Física cultural: escritas sobre a prática. Curitiba: CRV, 2016b.
NUNES, Mario Luiz F. Planejando a viagem ao desconhecido: o plano de ensino e o currículo cultural de Educação Física. In: FERNANDES, Celina. (org.) O Ensino Fundamental: planejamento a prática pedagógica. Curitiba: Appris, 2018.
NUNES, Mário Luiz Ferrari; SANTOS, Bárbara Cristina Aparecida. Da impossibilidade do flanar à potencialidade do vadiar: etnografia e Currículo Cultural. Linhas Crí¬ticas, 2021, 27, e38933.
OLIVEIRA, Glaurea Nádia Borges; NEIRA, Marcos Garcia. Contribuições foucaultianas para o debate curricular da Educação Física. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 35, e198117, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698198177.
OLIVEIRA JÚNIOR, Jorge Luiz. Significações sobre o currículo cultural da Educação Física: cenas de uma escola municipal paulistana, 2017a.156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2017a.
OLIVEIRA JÚNIOR, Jorge Luiz; NEIRA, Marcos Garcia. Currículo cultural da Educação Física: entre as teorias críticas e pós-críticas. In: PONTES JÚNIOR, J. A. F. Conhecimentos do professor de Educação Física escolar. Fortaleza: EdUECE, 2017. p. 13-62.
SANTOS, Ivan Luís. A tematização e a problematização no currículo cultural da Educação Física. 2016. 246 f. Tese (Doutorado em Educação)– Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2016.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
VIEIRA, Rubens Gurgel. Conceitos em torno de uma Educação Física menor: possibilidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva. 2020. 244f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcos Garcia Neira, Mário Luiz Ferrari Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.