Conhecimento, Conteúdo e Utopia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v37n79a2023-65276

Palavras-chave:

Conhecimento, Conteúdo, Utopia, Contradição, Verdade

Resumo

O presente texto tem como objetivo expor uma visão sobre como o conhecimento, o conteúdo e a utopia são concebidos dentro das filosofias de Platão (2000; 2016) e Theodor Adorno (2009). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que busca articular as ideias dos autores mencionados por meio de um diálogo de considerações que passa, especialmente, pelas ideias platônicas de justiça e verdade, como também pelas ideias adornianas de contradição e não identidade. Este estudo compreende que tais conceitos são importantes para se conhecer verdadeiramente as coisas e, com isso, acessar os seus conteúdos inerentes, como é a perspectiva de uma educação crítica.

Palavras-chave: Conhecimento; Conteúdo; Utopia; Contradição; Verdade.

Knowledge, Contents and Utopia

Abstract: The aim of this text is to expose a view on how knowledge, content and utopia are planned within the philosophies of Plato (2000; 2016) and Theodor Adorno (2009). It is a bibliographical research, which seeks to articulate the ideas of the mentioned authors through a dialogue of considerations that passes, especially, through the platonic ideas of justice and truth, as well as the adornian ideas of contradiction and non-identity. This study understands that such concepts are important to truly know things and, with that, access their inherent contents, as is the perspective of a critical education.

Keywords: Knowledge; Contents; Utopia; Contradiction; Truth.

Saber, Contenidos y Utopía

Resumen: El objetivo de este texto es exponer una mirada sobre cómo se planifican el conocimiento, el contenido y la utopía dentro de las filosofías de Platón (2000; 2016) y Theodor Adorno (2009). Se trata de una investigación bibliográfica que busca articular las ideas de los citados autores a través de un diálogo de consideraciones que transita, especialmente, por las ideas platónicas de justicia y verdad, así como las ideas adornianas de contradicción y no identidad. Este estudio entiende que tales conceptos son importantes para conocer verdaderamente las cosas y, con ello, acceder a sus contenidos inherentes, como es la perspectiva de una educación crítica.

Palabras clave: Conocimiento; Contenido; Utopía; Contradicción; Verdad.

Data de registro: 31/03/2022

Data de aceite: 13/12/2022

Downloads

Biografia do Autor

Maria Angélica Cezario, Instituto Federal de Goiás (IFG).

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora do Instituto Federal de Goiás (IFG). E-mail: mangelicacezario@gmail.com  Lattes: http://lattes.cnpq.br/3057230273399429. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6935-8671.

Referências

ADORNO, Theodor. Dialética Negativa. Trad. de Marcos Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

HOUAISS, Antônio de Villar; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

KOSELLECK, Reinhart. História de Conceitos: Estudos Sobre a Semântica e a Pragmática da Linguagem Política e Social. Contribuições de Ultike Spree e Willibald Steinmetz. Trad. de Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020.

MORUS, Thomas. Utopia. Trad. Anah de Melo Franco. Brasília: Editora Universidade de Brasília: Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, 2004.

NEVES, Maria Helena de Moura; DEZOTTI, Maria Celeste C., MALHADAS, Daisi. Dicionário Grego-Português. v. 5. São Paulo: Ateliê Editorial, 2010.

PLATÃO. Fedro. Trad. de José Cavalcanti de Souza. São Paulo: Editora 34, 2016.

PLATÃO. A República. Trad. de Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 2000.

REALE, Giovanni. ANTISERI, Dario. História da Filosofia: Filosofia Pagã e Antiga. Volume 1. São Paulo: Paulus, 2003.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

CEZARIO, M. A. Conhecimento, Conteúdo e Utopia. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 37, n. 79, p. 505–530, 2023. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v37n79a2023-65276. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65276. Acesso em: 24 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos