Pontos de vistas sobre pesquisa em sociologia e avaliação educacional
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-575Palavras-chave:
Avaliação, Pesquisas em sociologia da educação, Políticas públicas educacionaisResumo
O texto reproduz as entrevistas nas quais se procurou perceber as priorizações temáticas das pesquisas em sociologia da educação, a correspondência entre as questões levantadas pelas pesquisas educacionais, o uso dos resultados das avaliações, como também a possível influência dos resultados das avaliações na implementação das políticas públicas educacionais. As questões foram propostas a alguns pesquisadores do campo educacional e aos coordenadores de projetos avaliativos da França e do Brasil.
Palavras-chave: avaliação, pesquisas em sociologia da educação, políticas públicas educacionais.
Abstract: The text reproduces the interviews in which it is looked to perceive the thematic priorities of the sociology of the education research, the correspondence between the questions raised for the educational research, the use of the evaluation results, as well the possible influences of the results of the evaluations in the implementation of public educational policies. The questions had been posed to some researchers from the educational field and coordinators of the evaluation projects from France and from Brasil.
Keywords: Evaluation, Educational Research, Public Educational Policies.
Downloads
Referências
BONAMINO, A.M.C. de de. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB): referências, agentes e arranjos intitucionais e instrumentais. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro, Departamento de Educação, PUC-RJ, 2000.
CURY C.R.J. "Lei de Diretrizes e Bases e Perspectivas da Educação Nacional". Democrática". In Universidade e Educação, Campinas/ São Paulo, Cedes/ Anped/ Andes, 1992.
GATT I, B. A Produção da Pesquisa em Educação no Brasil e Suas Implicações Sócio-Político-Educacionais: uma Perspectiva na Contemporaneidade. Comunicação apresentada na III Conferência Sociocultural, Campinas, 16-20 de julho de 2000.
LOCATELLI, Iza. Ouvindo as vozes dos professores durante o percurso de multe educação. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. 1998.
MEDIANO, Zélia. "A Construção da Escola no Interior". Cadernos de Pesquisa, n. 103, março 1998, pp. 164-187.
NÓVOA, Antonio (coord.). As Organizações Escolares em Análise. 2a ed. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1995.
REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS, Brasília, INEP, n. 8, 1998.
ROMAN, J. "La Vie Inteliectuelle au Regard de 1'Université, de l' Edition et des Médias". Esprit , ns. 3-4, Mars-Avril, 2000.
VAN ZANTEN, A. "Saber Global, Saberes Locais: Evoluções Recentes da Sociologia da Educação na França e na Inglaterra . Revista Brasileira de Educação, Associação Nacional de PósGraduação em Educação (Anped), n. 12, set.-out.-nov.-dez., 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Lola Yazbeck
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de direitos autorais: Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Educação e Filosofia, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Declaration of Copyright: The works published are the property of their authors, who may make use of them for later publications, always citing the original publication (original title, Educação e Filosofia, volume, issue, pages). The authors of the articles published are fully responsible for them; the journal and/or EDUFU are exempt from legal responsibility for their content.
Déclaration de droit d’auteur: Les œuvres publiées sont la propriété de leurs auteurs, qui peuvent les avoir pour publication ultérieure, à condition que l'édition originale soit mentionnée (titre de l'original, Educação e Filosofia, volume, nombre, pages). Tous les articles de cette revue relèvent de la seule responsabilité de leurs auteurs et aucune responsabilité légale quant à son contenu n'incombe au périodique ou à l’EDUFU.