Pontos de vistas sobre pesquisa em sociologia e avaliação educacional

Autores

  • Lola Yazbeck Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-575

Palavras-chave:

Avaliação, Pesquisas em sociologia da educação, Políticas públicas educacionais

Resumo

O texto reproduz as entrevistas nas quais se procurou perceber as priorizações temáticas das pesquisas em sociologia da educação, a correspondência entre as questões levantadas pelas pesquisas educacionais, o uso dos resultados das avaliações, como também a possível influência dos resultados das avaliações na implementação das políticas públicas educacionais. As questões foram propostas a alguns pesquisadores do campo educacional e aos coordenadores de projetos avaliativos da França e do Brasil.

Palavras-chave: avaliação, pesquisas em sociologia da educação, políticas públicas educacionais.

Abstract: The text reproduces the interviews in which it is looked to perceive the thematic priorities of the sociology of the education research, the correspondence between the questions raised for the educational research, the use of the evaluation results, as well the possible influences of the results of the evaluations in the implementation of public educational policies. The questions had been posed to some researchers from the educational field and coordinators of the evaluation projects from France and from Brasil.

Keywords: Evaluation, Educational Research, Public Educational Policies.

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Biografia do Autor

Lola Yazbeck, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Dalva Carolina de Menezes Yazbeck. Doutora em Educação pela PUC/RJ e Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG.

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Publicado

2008-07-04

Como Citar

YAZBECK, L. Pontos de vistas sobre pesquisa em sociologia e avaliação educacional. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 19, n. 37, p. 200–238, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-575. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/575. Acesso em: 25 dez. 2024.