FORNET-BETANCOURT, Raúl (org). Migration und Interkulturalität: Theologische und Philosophische Herausforderungen. [Migração e Interculturalidade] Aachen, Missionwissenschaftliches Institut Missio e. V./ Wissenschaftsverlag Mainz in Aachen, 2004, 305 p.

Autores

  • Bento Itamar Borges Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-562

Palavras-chave:

Filosofia, Resenha, Raúl Fornet-Betancourt

Resumo

O livro aqui resenhado é incomum e devemos, por isso, apresentar antes seu editor e a instituição a que está ligado. Raúl Fornet-Betancourt e o Missionswissenschaftliches Institut Missio e. V., de Aachen, na Alemanha, são, na verdade, bastante conhecidos do conselho editorial e dos leitores de nossa revista Educação e Filosofia. Em vez de tentar explicar o que significa um "Instituto de Missiologia", esperamos que esta resenha possa oferecer uma amostra de sua agenda.

Desde 1989, tem havido alguma cooperação entre nós e aquele instituto alemão, que se dedica à "teologia contextual" e à "filosofia contextual". No início, um grupo de professores ligados ao Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia — que é co-editor deste periódico — quis iniciar um debate sobre Filosofia Latino-americana, que os pudesse preparar, bem como outros grupos, para assumir uma postura mais crítica em relação à celebração do Quinto Centenário do Descobrimento (ou Ocupação) da América. Um ensaio de Fornet-Betancourt colocava sem rodeios a pergunta sobre uma filosofia latino-americana como tal, tomando-a a sério como resposta a uma situação histórica. [...]

 

Palavras-chave: Filosofia; Resenha; Raúl Fornet-Betancourt;

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bento Itamar Borges, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor Adjunto no Departamento de Filosofia - FAFCS/UFU.

Downloads

Publicado

2008-07-01

Como Citar

BORGES, B. I. FORNET-BETANCOURT, Raúl (org). Migration und Interkulturalität: Theologische und Philosophische Herausforderungen. [Migração e Interculturalidade] Aachen, Missionwissenschaftliches Institut Missio e. V./ Wissenschaftsverlag Mainz in Aachen, 2004, 305 p. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 19, n. 38, p. 199–203, 2008. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v19n38a2005-562. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/562. Acesso em: 17 jul. 2024.