Reflexões sobre Professoralidade, Profissionalização, Profissionalidade, Profissionalismo e sua relação com o Desenvolvimento Profissional Docente 

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-52536

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional Docente, Professoralidade, Profissionalização, Profissionalidade, Profissionalismo

Resumo

Reflexões sobre Professoralidade, Profissionalização, Profissionalidade, Profissionalismo e sua relação com o Desenvolvimento Profissional Docente 

Resumo: Várias são as categorias teóricas que guardam relação com o tema desenvolvimento profissional docente (DPD). Professoralidade, profissionalização, profissionalismo são algumas delas, mas geralmente não aparecem conjuntamente nem em relação do DPD. Por isto, este trabalho visa a analisar estes conceitos em relação ao DPD. A investigação foi desenvolvida a partir de metodologia baseada na pesquisa bibliográfica. Os argumentos evidenciaram que o DPD, na atualidade, perpassa questões da professoralidade, da profissionalização, da profissionalidade e do profissionalismo, mesmo que em intensidades diferentes. Profissionalidade e professoralidade são aqueles que mais dizem respeito a uma estreita vinculação com o desenvolvimento profissional docente por se relacionarem de forma imbricada sem que se possa separar um do outro, ao passo que no profissionalismo e na profissionalização não existe uma relação de complementariedade ou espontânea, mas sem dúvida ambos os lados da relação podem se beneficiar um do outro.
Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional Docente; Professoralidade; Profissionalização; Profissionalidade; Profissionalismo.

Reflections on professorality, professionalization, professionality, professionalism and its relationship with the teacher professional development

Abstract: There are several theoretical categories that are related to the theme of teacher professional development (TPD). Professionality, professionalism, professorship, professionalization are some of them, but generally do not appear together in relation to the TPD. For this reason, this work aims to analyze these concepts in relation to the TPD. The investigation was developed based on a bibliographic research methodology. The arguments showed that the TPD, at present, runs through issues of teaching, professionalism, professionalism and professionalization, even if at different intensities. Professorship and professionality are those that most relate to a close link with the professional development of teachers because they relate in an interconnected way without being able to separate from each other, whereas in professionalism and professionalization there is no complementary or spontaneous relationship, but no doubt both sides of the relationship can benefit from each other.
Keywords: Teacher Professional Development; Professorship; Professionalization; Professionality; Professionalism.

Reflexiones sobre Profesoralidad, profesionalización, profesionalidad, profesionalismo y su relación con el desarrollo profesional de los docentes.

Resumen: Existen varias categorías teóricas relacionadas con el tema del desarrollo profesional docente (DPD). Profesoralidad, profesionalización, profesionalidad, profesionalismo son algunos de ellos, pero generalmente no aparecen juntos o en relación con el DPD. Por esta razón, este trabajo tiene como objetivo analizar estos conceptos en relación con el DPD. La investigación se desarrolló en base a una metodología basada en la investigación bibliográfica. Los argumentos mostraron que el DPD, en la actualidad, atraviesa problemas de enseñanza, profesionalización, profesionalismo y profesionalismo, incluso a diferentes intensidades. La profesionalidad y la enseñanza son las que más se relacionan con un vínculo cercano con el desarrollo profesional de los docentes porque se relacionan de manera interconectada sin poder separarse entre sí, mientras que en el profesionalismo y la profesionalización no existe una relación complementaria o espontánea. Pero sin duda ambos lados de la relación pueden beneficiarse el uno del otro.
Palabras clave: Desarrollo profesional docente; Profesoralidad; Profesionalización; Profesionalidad; Profesionalismo.

Data de registro: 04/02/2020
Data de aceite: 28/08/2020

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Biografia do Autor

Cláudio César Torquato Rocha, Professor na Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor na Universidade Estadual do Ceará (UECE). E-mail: claudio_torquato@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6691-804X.

Adriana Teixeira Bastos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professora na Universidade Estadual do Ceará (UECE). E-mail: adriana.bastos@uece.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3789-9956.

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Publicado

2021-03-20

Como Citar

TORQUATO ROCHA, C. C.; TEIXEIRA BASTOS, A. Reflexões sobre Professoralidade, Profissionalização, Profissionalidade, Profissionalismo e sua relação com o Desenvolvimento Profissional Docente . Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 34, n. 71, p. 923–964, 2021. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-52536. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52536. Acesso em: 22 dez. 2024.