Fernando de Azevedo:

um sujeito do afeto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47901

Palavras-chave:

Fernando de Azevedo, Ethos, Intelectual da educação, Afeto e efeito de sentido

Resumo

O presente artigo analisa a crônica A graça do amor e da fé (sobre um manuscrito de minha mãe), publicada pelo intelectual Fernando de Azevedo no jornal O Estado de S. Paulo, no ano de 1955. A crônica diz respeito à vida e à morte de Sara Lemos Almeida de Azevedo. A partir da análise crítica desse escrito, e à luz da Retórica, de Aristóteles, discutimos o ethos de um filho amoroso e grato (cujo discurso é articulado pela visada de um “observador sensível”), bem como o ethos do intelectual da educação, que problematiza práticas relacionadas ao campo educacional (cujo discurso é articulado pela visada de um “observador social” imprimida no relato feito sobre as ações pedagógicas da própria mãe). Assim se fundam nessa crônica os papéis sociais e os individuais desse sujeito: papéis concomitantes e entrecruzados na constituição do corpo discursivo da crônica.

Palavras-chave: Fernando de Azevedo. Ethos. Intelectual da educação. Afeto e efeito de sentido.

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Biografia do Autor

Raquel Discini de Campos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Araraquara). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Norma Discini, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP-SP). Professora do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP-SP.

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

CAMPOS, R. D. de; DISCINI, N. Fernando de Azevedo: : um sujeito do afeto. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 67, p. 141–165, 2019. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-47901. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/47901. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Intelectuais entre a educação, a ciência e a política: abordagens