Os desafios da compreensão:

um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-45843

Palavras-chave:

Edgar Morin, Complexidade, Hermenêutica, Filosofia, Educação

Resumo

Neste artigo, objetivamos investigar os desafios da compreensão da complexidade imanente às múltiplas realidades. Metodologicamente, dada a natureza teórica do ensaio, fomos acompanhados pelas reflexões de Edgar Morin sobre "O Método". Tomamos como ponto de partida a ruptura entre as ciências da natureza e as ciências do espírito que, por consequência, encerraram a ciência e a filosofia em compartimentos disciplinares aparentemente incomunicáveis. Com vistas à superação deste isolamento, reivindicamos uma hermenêutica da complexidade de modo que possamos compreender as relações, colaborações e complementações intrínsecas aos diferentes conhecimentos e saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humberto Calloni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Filipi Vieira Amorim, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande

Referências

DESCARTES, René. Discurso do método. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

FORTIN, Robin. Compreender a complexidade: introdução ao método de Edgar Morin. Lisboa: Instituto Piaget, 2007.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 1997.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método II: complementos e índice. Petrópolis: Vozes, 2002.

HEIDEGGER, Martin. Introdução à Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. v. 1. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. v. 2. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

KANT, Immanuel. Prolegómenos a toda a metafísica futura que queira apresentar-se como ciência. Lisboa: Edições 70, 1988.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MORIN, Edgar. A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

MORIN, Edgar. O Método 2. A vida da vida. Porto Alegre: Sulina, 2005.

MORIN, Edgar. O Método 3. O conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999.

MORIN, Edgar. O Método 5. A humanidade da humanidade: a identidade humana. Porto Alegre: Sulina, 2012.

MORIN, Edgar. O problema epistemológico da complexidade. Portugal: Publicações Europa-América, s/d.

NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Triom: São Paulo, 1999.

ŽIŽEK, Slavoj. Primeiro como tragédia, depois como farça. São Paulo: Boitempo, 2011.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

CALLONI, H.; AMORIM, F. V. Os desafios da compreensão: : um ensaio sobre a hermenêutica da complexidade. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 67, p. 197–217, 2019. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-45843. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/45843. Acesso em: 22 dez. 2024.