Apresentação: Dossiê Reinscrever o conhecimento escolar no território do comum:

uma introdução

Autores

  • Roberto Rafael Dias da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-02

Palavras-chave:

Currículo., Apresentação, Dossiê

Resumo

Reinscrever o conhecimento escolar no território do comum: uma introdução

"Longe de finalizar toda luta e toda relação de poder, a emancipação como instituição do comum tem por efeito transferir o conflito para uma nova arena ou novo terreno." (Pierre Dardot)

Os sentidos referentes ao conhecimento escolar são aqueles historicamente situados em um campo controverso. Inúmeras tradições remeteram-se a esta questão valendo-se de poderosas metáforas como "conversa complicada" (Willian Pinar), "questão controversa" (Gimeno Sacristán) ou mesmo "território contestado" (Tomaz Tadeu da Silva). O que parece recorrente aos diferentes argumentos é que, inevitavelmente, os debates sobre aquilo que a escola ensina dimensionam-se em um campo político. A hipótese mobilizada para este texto de apresentação remete-se à perspectiva de que se torna necessário reinscrever o conhecimento escolar no território do comum, justamente em um tempo em que a composição das políticas públicas é permanentemente reposicionada pela primazia da responsabilização dos indivíduos e pela mudança nos agenciamentos públicos realizados pelo Estado. Repolitizar a discussão acadêmica sobre o conhecimento escolar constitui-se como tarefa indispensável para o nosso tempo.

Sob tal horizonte, a ser ampliado a seguir, o presente dossiê temático inscreve-se no campo dos Estudos Curriculares e procura estabelecer uma reflexão sistemática e interdisciplinar acerca da questão das políticas de constituição do conhecimento escolar. Foram compilados estudos sobre a temática proposta desenvolvidos por pesquisadores de variadas instituições de ensino superior, situadas tanto no contexto brasileiro quanto em países europeus e latino-americanos. No contexto de nosso país, este dossiê justifica-se pelas emergentes discussões acerca do desenvolvimento de políticas para a definição de um currículo nacional, materializadas na recente proposição de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

[...]

Data de submissão: 06/11/2017

Data de aceite: 23/05/2018

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Rafael Dias da Silva, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

Silva, R. R. D. da. (2018). Apresentação: Dossiê Reinscrever o conhecimento escolar no território do comum:: uma introdução. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 32(64), 19–24. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-02

Edição

Seção

Dossiê Reinscrever o conhecimento escolar no território do comum: uma introdução