A ensaística de Hannah Arendt em "A crise na educação"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-43064

Palavras-chave:

Crise, Educação, Modernidade, Autoridade, Tradição

Resumo

Neste artigo, proponho uma leitura do ensaio de Hannah Arendt "A crise na educação" que o apreenda como um exercício de pensar. Assim, os problemas, argumentos, conceitos, das quatro seções do ensaio serão examinados como constitutivos de um movimento argumentativo cujo ponto de partida são aspectos particulares de uma crise na educação em direção às suas causas gerais e mais profundas, oriundas da crise da Modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Marcos da Silva Filho, Universidade Federal de São Carlos

Foi Profesor Adjunto II de Filosofia na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente realiza pós-doutorado em Filosofia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Referências

ADORNO, Th. O ensaio como forma. In: ADORNO, Th. Notas de literatura I. Tradução de Almeida, J. M. B. São Paulo: Duas Cidades/Ed. 34. 2003a.

ARENDT, H. A condição humana. Tradução de Raposo, R. São Paulo: EDUSP. 2007.

ARENDT, H. Between Past and Future – Six Exercises in Political Thought. New York: The Viking Press. 1961.

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. Tradução de Barbosa, M. W. São Paulo: Perspectiva. 2003b.

ARENDT, H. The human condition. Chicago, London: The University of Chicago Press. 1958.

ASSY, B. Prolegomenon for an ethics of visibility in Hannah Arendt. Kriterion, n. 110, p. 294-320. 2004. https://doi.org/10.1590/S0100-512X2004000200006

DUARTE, A. O pensamento à sombra da ruptura: política e filosofia em Hannah Arendt. São Paulo: Paz e Terra. 2000.

LAFER, C. Da dignidade da política: sobre Hannah Arendt. In: ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. Tradução de Barbosa, M. W. São Paulo: Perspectiva. 2003c.

LAFER, C. Hannah Arendt: pensamento, persuasão e poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1979.

MORAES, E. J.; BIGNOTTO, N. (Org.). 2001. Hannah Arendt: diálogos, reflexões, memórias, Belo Horizonte: Ed. UFMG.

SAHD, L. F. A. S. A noção de liberdade no Emílio do Rousseau. Trans/Form/Ação, v. 28, n. 1, p. 109-118. 2005. https://doi.org/10.1590/S0101-31732005000100006

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

SILVA FILHO, L. M. da. A ensaística de Hannah Arendt em "A crise na educação". Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 33, n. 67, p. 307–347, 2019. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v33n67a2019-43064. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/43064. Acesso em: 21 nov. 2024.