Alquimias de escrever/ler:

experimentações (na produção de pesquisas) em educação

Autores

  • Cristian Poletti Mossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-14

Palavras-chave:

Escrita/Leitura, Pesquisa, Educação

Resumo

Alquimias de escrever/ler: experimentações (na produção de pesquisas) em educação

Resumo: O artigo utiliza como disparador uma oficina com a temática escrita/leitura inventiva (na produção de pesquisas) em educação ministrada pelo autor, em ocasião do término de sua tese de doutorado, a qual teve como um de seus motes investigativos a escrita/leitura de textos de pesquisa no tensionamento com imagens. Ao longo do capítulo, o autor reporta-se a alguns conceitos e noções de sua tese e busca entrecruzá-los a problematizações possibilitadas pela ocasião da oficina. O objetivo principal da oficina foi que os participantes pensassem, a partir de alguns propulsores do pensamento utilizados na tese de seu ministrante, seus próprios intuitos investigativos, bem como estratégias para uma escrita/leitura que não se prestasse apenas a um caráter representacional do escrito/lido/vivido.

Palavras-chave: Escrita/Leitura; Pesquisa; Educação.

Alquimias de escribir/ler: experimentaciones (em la producción de investigaciones) em educación

Resumen: El articulo utiliza como disparador un taller con la temática escritura/lectura inventiva (en la producción de investigaciones) en educación ofrecida por el autor, al terminar su tesis de doctorado, en la cual tuvo como motivación investigativa la escritura/lectura de textos de investigación en la tensión con imágenes. A lo largo del capítulo, el autor se remonta a algunos conceptos y nociones de su tesis y busca entrecruzarlos a la problematización posibilitadas por la ocasión del taller. El objetivo principal del taller fue que los participantes pasaran, a partir de algunos propulsores del pensamiento utilizados en la tesis de su tallerista, sus propias intuiciones investigativas, bien como estrategias para la escritura/lectura donde no se presentase apenas un carácter representacional del escrito/leído/vivido.

Palabras-clave: Escritura/Lectura; Investigación; Educación.

Alchemy of write/read: experimentation (in the production of research) in education

Abstract: The article is about a workshop of writing and inventive reading, in the production of researches in education, given by the author at the end of his doctoral thesis, which had as one of its investigative propositions the writing / reading of researching texts about the tensioning with images. Throughout this chapter, the author refers to some concepts and notions of his thesis and seeks to cross them to the problematizations made possible by the occasion of the workshop. The main objective of the workshop was that the participants thought, from some inputs offered in the thesis of their teacher, their own investigative purposes, as well as strategies for a writing / reading that not only lent itself to a representational character of the writing / read / lived.

Keywords: Writing/Reading; Research; Education.

Data de registro: 05/12/2017

Data de aceite: 19/04/2018

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Biografia do Autor

Cristian Poletti Mossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Adjunto do Departamento de Ensino e Currículo (DEC) da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa Educação e Artes com financiamento integral da CAPES.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Mossi, C. P. (2017). Alquimias de escrever/ler: : experimentações (na produção de pesquisas) em educação. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA, 31(63), 1571–1589. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-14

Edição

Seção

Dossiê Artes e Oficinas: incursões na filosofia de Deleuze-Guattari