Apresentação - Dossiê Retórica e Educação

Autores

  • Marcus Vinicius da Cunha Universidade de São Paulo (USP).

Palavras-chave:

Dossiê Retórica e Educação

Resumo

Os estudos sobre retórica vêm ocupando espaço cada vez mais significativo em diversas áreas de conhecimento no campo das humanidades - história, literatura, direito, educação e filosofia entre outras - contando atualmente, tanto no Brasil quanto no exterior, com associações de pesquisadores que periodicamente realizam eventos científicos e organizam publicações sobre essa temática e suas muitas interfaces.

O cenário atual foi propiciado pelo movimento de revisão da filosofia aristotélica iniciado na primeira metade do século passado, quando autores de várias nacionalidades concederam espaço privilegiado aos Tópicos e à Retórica na produção intelectual de Aristóteles, sem desprezar a relevância dos Analíticos. Como assinala Enrico Berti em Aristóteles no século XX, é extenso o rol de pensadores contemporâneos tributários dessa renovada visão da filosofia peripatética, dentre os quais se destaca Chaïm Perelman, cuja "nova retórica" firmou um método para o exame de discursos impressos.

O reconhecimento do valor filosófico da retórica foi igualmente favorecido pela revisão do papel dos Sofistas na história da filosofia, o que se deu concomitantemente reconsideração dos escritos de Aristóteles, no decorrer daquele século. Como bem analisa George B. Kerferd em O movimento sofista, essa revisão não esteve - como não está - isenta de divergências, uma vez que implica confrontar a concepção canônica a respeito do pensamento ocidental, na qual Platão ocupa posição privilegiada.

Dentre os coletivos de investigação dedicados a essas temáticas no Brasil, inscreve-se o Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia, liderado por Marcus Vinicius da Cunha (Universidade de São Paulo) e Tarso Bonilha Mazzotti (Universidade Estácio de Sá) e integrado por professores e estudantes de várias instituições de ensino. Cadastrado há mais de dez anos no diretório do CNPq, esse Grupo assume, como registro filosófico comum, o estudo da retórica em consonância com abordagens que divergem da tradição, buscando recuperar a importância dessa arte em conexão íntima com a dialética.

A singularidade desse Grupo reside na iniciativa de ampliar o campo de abrangência da retórica, mostrando a sua potencialidade como ferramenta de pesquisa e reflexão acerca de temáticas educacionais. De modo geral, suas produções seguem duas linhas de investigação: o desenvolvimento teórico da retórica, seja como arte de argumentar, em conexão com outras vertentes de pensamento, seja como meio privilegiado de formação do homem, e a utilização da retórica como método para a análise do discurso de autores que ofereceram contribuições relevantes à teorização educacional e ao aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. [...]

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Biografia do Autor

  • Marcus Vinicius da Cunha, Universidade de São Paulo (USP).

    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto.

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Publicado

2016-11-29

Edição

Seção

Dossiê Retórica e Educação

Como Citar

Apresentação - Dossiê Retórica e Educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 30, n. n.ESP, p. 187–190, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36609. Acesso em: 4 jun. 2025.