Do cogito tácito à carne

Merleau-Ponty e a “sucessão” do “sujeito”

Autores

  • Claudinei Aparecido de Freitas da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p87a114

Palavras-chave:

Merleau-Ponty, Jean-Luc Marion, Cogito, Sucessão, Carne

Resumo

Resumo: O artigo realinha a questão posta por Jean-Luc Marion de situar a herança do cogito no destino da fenomenologia. Trata-se, afinal, de compreender, em que medida, no âmbito dessa tradição, a "sucessão" da ideia de subjetividade institui um "sujeito pós-metafísico". Partindo de tal fio condutor, pretendo, aqui, esboçar um sumário balanço quanto à maneira que Merleau-Ponty retoma e desconstrói tal legado no percurso de sua obra, refazendo, portanto, a passagem do ideal do "cogito tácito" à transfiguração da "carne", nos termos de uma nouvelle ontologie.

Palavras-chave: Merleau-Ponty; Jean-Luc Marion; Cogito; Sucessão; Carne.

 

Of the cogito tacit to flesh: Merleaus-Ponty and the "succession" the "subject"

Abstract: The article realigns the question posed by Jean-Luc Marion to situate the cogito heritage in the destiny of phenomenology. It is, after all, to understand, to what extent, in the context that tradition, the "succession" of subjectivity idea instituting a "post-metaphysical subject". Starting from this conducting wire, I intend here to outline a summary stock about the way that Merleau-Ponty retake and deconstructs such a legacy in the course of his work, redoing so the passage of the ideal of "tacit cogito" the transfiguration of the "flesh", in terms of a nouvelle ontologie.

Keywords: Merleau-Ponty; Jean-Luc Marion; Cogito; Succession; Flesh.

 

Du cogito tacit a la chair : Merleau-Ponty et la "succession" du "sujet"

Résumé: Le article réaligne la question posée par Jean-Luc Marion de situer la héritage du cogito dans le destin de la phénoménologie. Il est, après tout, de comprendre, dans quelle mesure, dans cette tradition, la «succession» de la idée de subjectivité établit un «sujet post-métaphysique». A partir de ce fil conducteur, je me propose ici d'esquisser un exposé sommaire sur la façon dont Merleau-Ponty reprend et déconstruit tel héritage dans le parcours de sa œuvre, refaisant, donc, le passage de l'idéal de «cogito tacite» la transfiguration de la «chair» en termes d'une nouvelle ontologie.

Mots-clés: Merleau-Ponty; Jean-Luc Marion; Cogito; Succession; Chair.

 

Data de registro: 12/09/2016

Data de aceite: 26/10/2016

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudinei Aparecido de Freitas da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), com Estágio Pós-Doutoral pela Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne. Professor dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Referências

BARBARAS, R. Le tournant de l’expérience: recherches sur la philosophie de Merleau-Ponty. Paris: Vrin, 1998.

_____. Investigações fenomenológicas: em direção a uma fenomenologia da vida. Curitiba: Editora UFPR, 2011.

CHAUÍ, M. S. Experiência do pensamento: ensaios sobre a obra de Merleau-Ponty. São Paulo: Martins Fontes, 2002 (Coleção Tópicos).

CORRÊA, J. A. L’ évolution de la notion de ‘corps’ à la notion de ‘chair’ chez Maurice Merleau-Ponty. Revista Kriterion, Belo Horizonte, v. XIX, n. 66, p. 75 – 115. 1966 – 1972.

DUFRENNE, M. Comment voir l’ historie. Esprit, n. 6, Juin, 1982.

DUPOND, P. La réflexion charnelle: la question de la subjectivité chez Merleau-Ponty. Bruxelles: Ousia, 2004.

______. Entre o mortal e o eterno: o cogito carnal. In: ______. A fenomenologia da experiência: horizontes filosóficos da obra de Merleau-Ponty. Tradução de R. V. Marques. Goiânia: Editora UFG, 2006, p. 203 – 222.

DUPORTAIL, G. F. Analytique de la chair. Paris: Éditions du Cerf, 2011.

HENRY, M. Incarnation: une philosophie de la chair. Paris: Seuil, 2000.

HUSSERL, E. Méditations cartésiennes: introduction à la phénoménologie. Tradução de G. Peiffer et E. Lévinas. 9. ed. Paris: Vrin, 2001.

______. A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental: uma introdução à filosofia fenomenológica. Tradução de Diogo Falcão Ferrer. Lisboa: Centro de Filosofia Universitas Olisiponensis, 2008 (Phainomenon Clássicos de Fenomenologia).

MARION, Jean-Luc. O interpelado. Tradução de José Reinaldo Felipe Martins Filho. Griot – Revista de Filosofia, Amargosa, v. 2, n. 2, Dez., p. 119 – 128. 2010.

______. Figures de phénoménologie: Husserl, Heidegger, Levinas, Henry, Derrida. Paris: Vrin, 2012.

MERLEAU-PONTY, M. La structure du comportement. Paris: PUF, 1942.

______. Phénoménologie de la perception. Paris: Gallimard, 1945.

______. Signes. Paris: Gallimard, 1960.

______. Le visible et l’invisible. Paris: Gallimard, 1964.

______. L’ œil et l’ esprit. Paris: Gallimard, 1985.

______. La nature. Paris: Seuil, 1995.

______. Le primat de la perception et ses conséquences philosophiques. Paris: Verdier, 1996a.

______. Sens et non-sens. Paris: Gallimard, 1996b. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14375/np.9782070743551>. Acesso em: 07 dez. 2015.

______. Notes de cours (1959-1961). Paris: Gallimard, 1996c.

______. Parcours deux (1951-1961). Lagrasse: Verdier, 2000.

______. Causeries (1948). Paris: Seuil, 2002.

______. L’institution/La passivité: notes de cours au Collège de France (1954 – 1955). Paris: Belin, 2003.

______. Manuscrits inédits. Paris: Bibliothèque Nationale de France, s. d.

______. La nature ou le monde du silence. Paris: Hermann, 2008.

MOUTINHO, L. D. S. Tempo e sujeito: o transcendental e o empírico na fenomenologia de Merleau-Ponty. Revista Dois Pontos, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 11 – 57, 2004.

PASCAL, B. Pensamentos. 2. ed. Trad. S. Milliet. São Paulo: Abril Cultural, 1979 (Os Pensadores).

SARTRE, J. P. L’ être et le néant: essai d’ ontologie phénoménologique. Paris: Gallimard, 1943.

SILVA, C. A. F. A carnalidade da reflexão: ipseidade e alteridade em Merleau-Ponty. São Leopoldo: Nova Harmonia, 2009.

______. A natureza primordial: Merleau-Ponty e o logos do mundo estético. Cascavel: Edunioeste, 2010 (Série Estudos Filosóficos, n° 12).

______. O transcendental encarnado: Merleau-Ponty e a nouvelle ontologie. Kriterion, Belo Horizonte, v. 52, p. 159 – 176. 2011. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/s0100-512x2011000100009>. Acesso em: 7 dez. 2015.

______. O retorno ao mundo da vida: Merleau-Ponty, leitor de Husserl. Revista Filosófica de Coimbra, Coimbra, v. 21, 2012, p. 11 – 32. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.14195/0872-0851_41_1>. Acesso em: 7 dez. 2015.

WALTON, R. J. Subjetividad y donación em Jean-Luc Marion. Tópicos, Santa Fé, n. 14, dez., p. 81 – 96, 2006.

ZIELINSKI, A. Lecture de Merleau-Ponty et Levinas: le corps, le monde, l’autre. Paris: PUF, 2002.

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

DA SILVA, C. A. de F. Do cogito tácito à carne: Merleau-Ponty e a “sucessão” do “sujeito”. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 30, n. n.ESP, p. 87–114, 2016. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p87a114. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/35871. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Marion