Para além do corpo belo: notas sobre corpo e educação a partir da leitura foucaultiana do Alcibíades

Autores

  • Avelino Aldo de Lima Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Hugo Filgueiras de Araújo Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-17

Palavras-chave:

Cuidado de si, Alcibíades, Sócrates, Corpo, Educação

Resumo

Para além do corpo belo: notas sobre corpo e educação a partir da leitura foucaultiana do Alcibíades

Resumo: Este artigo objetiva apresentar algumas contribuições da leitura foucaultiana do Alcibíades, de Platão, para pensar as relações entre o corpo e a educação. Centramo-nos sobre a discussão de Foucault em torno noção de cuidado de si. Exploramos aí a vinculação perdida entre a subjetividade e o conhecimento, outrora presente na filosofia socrático-platônica. Inicialmente, detemo-nos nas características da relação entre Alcibíades e Sócrates; posteriormente, apresentamos as relações entre educação, espiritualidade e erotismo ressaltadas por Foucault em sua leitura do Alcibíades; por fim, haurimos algumas implicações para pensar o fenômeno educativo na atualidade, principalmente no que concerne à recuperação do corpo como lócus no qual se efetua a subjetivação.

Palavras-chave: Cuidado de si; Alcibíades; Sócrates; Corpo; Educação.

Beyond the beautiful body: notes on body and education from the foucault's reading of the Alcibiadis

Abstract: This paper aims to present some contributions of the Foucaultian reading of Plato's Alcibiades to think about the relationship between the body and education. We focus on Foucault's discussion of self-care. We explore the lost connection between subjectivity and knowledge, that we can find in the Socratic-Platonic philosophy. At first we expose characteristics of the relationship between Alcibiades and Socrates; Later, the relations between education, spirituality and eroticism highlighted by Foucault in his reading of Alcibiades. Finally, we have drawn some implications for thinking about the educational phenomenon nowadays, especially regarding the recovery of the body as a locus in which subjectivation takes place.

Keywords: Self-care; Alcibiades; Socrates; Body; Education.

Au-delá du beau corps: notes sur le corps et l'éducation à partir de la lecture foucauldienne de l' Alcibiade

Résumé:  Cet article présente quelques contributions portant sur la lecture foucauldienne de l'Alcibiade de Platon pour penser la relation entre le corps et l'éducation. Pour cela, nous nous concentrons sur la discussion de Foucault autour de la notion de souci de soi. Nous y explorons le lien perdu entre la subjectivité et la connaissance, autrefois présente dans la philosophie socratique-platonicienne. Tout d'abord, nous nous penchons sur les caractéristiques de la relation entre Alcibiade et Socrate ; ensuite, nous présentons la relation entre l'éducation, la spiritualité et l'érotisme mise en évidence par Foucault; à la fin, nous mettons l'accent sur quelques implications de cette lecture pour penser le phénomène éducatif aujourd'hui, en particulier en ce qui concerne la récupération du corps comme un lieu de subjectivation.

Mots-clés: Souci de soi; Alcibiade; Platon; Corps; Éducation.

Data de registro: 18/08/16

Data de aceite: 19/04/2017

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Avelino Aldo de Lima Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutor em Educação pela Université Paul Valéry - Montpellier III e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 

Hugo Filgueiras de Araújo, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Filosofia pelo Programa Integrado UFPB-UFRN-UFPE. Professor do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Referências

ARAÚJO, H. F. A estetização da alma pelo corpo no Fédon de Platão. Fortaleza: Edições UFC, 2014.

CASTEL-BOUCHOUCHI, Anissa. Foucault et le paradoxe du platonisme. In: GROS, Frédéric; LÉVY, Carlos. Foucault et la philosophie antique. Paris: Éditions Kimé, 2003.

DAVIDSON, Arnold I. La fin de l’herméneutique de soi. In: REVEL, A.; LORENZINI, D.; SFORZINI, A. Michel Foucault: éthique et vérité (1980-1984). Paris: Vrin, 2013.

DODDS, E. R. Os gregos e o irracional. São Paulo: Escuta, 2002.

FOUCAULT, Michel. À propos de la généalogie de l’éthique: un aperçu du travail en cours. In: Os gregos e o irracional. Dits et Écrits: II. 1978-1988. Paris: Gallimard, 2001.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT, Michel. Foucault. In: A hermenêutica do sujeito. Dits et Écrits: II. 1978-1988. Paris: Gallimard, 2001.

FOUCAULT, Michel. Qu’est-ce que les Lumières? In: A hermenêutica do sujeito. Dits et Écrits: II. 1978-1988. Paris: Gallimard, 2001.

FOUCAULT, Michel. Les techniques de soi. In: A hermenêutica do sujeito. Dits et Écrits: II. 1978-1988. Paris: Gallimard, 2001.

FOUCAULT, Michel. L’herméneutique du sujet. In: A hermenêutica do sujeito. Dits et Écrits: II. 1978-1988. Paris: Gallimard, 2001.

FOUCAULT, Michel. Subjectivité et Vérité. In: A hermenêutica dosujeito. L’Origine de l’herméneutique de soi: conférences prononcées à Dartmouth College, 1980. Paris: Vrin, 2013.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

FOUCAULT, Michel. Sexualité et solitude. In: História da Sexualidade 2 Dits et Écrits: II. 1978-1988. Paris: Gallimard, 2001.

FOUCAULT, Michel. Subjectivité et Vérité: Cours au Collège de France. 1980-1981. Paris: EHESS, Gallimard, Seuil, 2014. GROS, Frédéric.

Situação do curso. In: FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

GROS, Frédéric. O cuidado de si em Michel Foucault. In: RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo (Org.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

HADOT, Pierre. Exercices spirituels et philosophie antique. Paris: Albin Michel, 2002.

HAN, Béatrice. L’Ontologie manquée de Michel Foucault: entre l’historique et le transcendental. Grénoble: Éditions Jérôme Million, 1998.

HERMANN, Nadja. Ética e estética: a relação quase esquecida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.

MUCHAIL, Salma Tannus. Foucault, mestre do cuidado: textos sobre A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do Eu e Educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da.

O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 2011.

LIMA NETO, A. A. Prazer com razão: análise e crítica da ética sexual kantiana. Natal: Editora do IFRN, 2013.

NÓBREGA, T. P. Sentir a dança ou quando o corpo se põe a dançar. Natal: Editora do IFRN, 2015.

PLATÃO. Fédon. Tradução de Maria Teresa Schiappa de Azevedo. Coimbra: Livraria Minerva, 1988.

PLATÃO. Fedro. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: Ed. UFPA, 2011.

PLATÃO. Diálogos: O Banquete – Fédon – Sofista – Político.

Tradução e notas de José Cavalcante de Souza, Jorge Paleikat e João Cruz Costa. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

PLATÃO. Diálogos: República. Tradução e notas de Carlos Alberto Nunes. São Paulo: Abril Cultural, 1977.

PLATÃO. Diálogos: Teeteto – Crátilo. Tradução e notas de Carlos Alberto Nunes. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

PLATON. Alcibiade. In: Diálogos: Oeuvres complètes. Tome 1. Paris: Les Belles Lettres, 1953.

SFORZINI, Arianna. Michel Foucault: une pensée du corps. Paris: PUF, 2014. https://doi.org/10.4074/S0336150014011120

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

DE LIMA NETO, A. A.; DE ARAÚJO, H. F. Para além do corpo belo: notas sobre corpo e educação a partir da leitura foucaultiana do Alcibíades. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 32, n. 64, p. 361–383, 2018. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-17. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/35530. Acesso em: 26 jul. 2024.