É possível uma ciência da educação?

Aproximações de uma epistemologia da ciência da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p609a619

Palavras-chave:

Educação, Epistemologia da Educação, Pedagogia

Resumo

Apreciação crítica da obra: MOREIRA, Laélia Portela. Pedagogia e produção de conhecimento - questões de teoria e método. SP: Poiesis,189 p.

 

Data de registro: 16/02/2016

Data de aceite: 01/09/2016

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Atilio Silva Iulianelli, PPG Educação - UNESA

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor adjunto do Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Estácio de Sá.

Referências

ALVES-MAZZOTI, A. J.; GEWANDSZNADJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.

AYER, A. J. The problem of knowledge. London, Mcmillan, 1956.

______. Probability and evidence. London: London, Macmillan, 1972. https://doi.org/10.1007/978-1-349-01907-6

BREZINKA, W. Philosophy of educational knowledge. London: Kluwer Academic Publishers, 1992. https://doi.org/10.1007/978-94-011-2586-4

FRIGOTTO, G. A questão metodológica do trabalho interdisciplinar: indicações de uma pesquisa sobre vestibular. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 55, p. 68-75, Nov. 1985.

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.

GAUTHIER, C.; TARDIFF, M. (Org.). La pedagogie – theories et pratiques de l’antiquité a nos jours. Canadá: Gaëtan Morin, 2005.

HACKING, I. Representar e inventar: tópicos introdutórios de filosofia da ciência natural. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.

LAUDAN, L. Beyond positivism and relativism: theory, method and evidence. London: Westview, 1996.

MAZZOTTI, T. Estatuto de cientificidade da pedagogia. In: PIMENTA, S. G. (Coord.). Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1996, p. 13-37.

______.; OLIVEIRA, R. Ciência(s) da educação? Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

McKENNA, F. Raymond. Piaget’s complaint: and mine: why is there no science of education? The Phi Delta Kappa, v. 57, n. 6, p. 405-409. Feb. 1976.

SANTOS, B. (Org.). Semear outras soluções - os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

VISVANATHAN, S. Entre a cosmologia e o sistema: heurística de uma imaginação dissidente. In SANTOS, B. (Org.). Semear outras soluções - os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. p. 167-216.

WILLIAMS, M. Problems of knowledge: a critical introduction to epistemology. Oxford: Oxford University Press, 2001.

Downloads

Publicado

2017-04-27

Como Citar

SILVA IULIANELLI, J. A. É possível uma ciência da educação? Aproximações de uma epistemologia da ciência da educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 609–619, 2017. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p609a619. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/33235. Acesso em: 22 dez. 2024.