O hábito da reprodução de teorias: produção e ensino de Filosofia no Brasil contemporâneo

Autores

  • Suze Oliveira Piza UFABC (Professora Adjunta no curso de Filosofia) e UNICAMP (Professora colaboradora no IFCH).

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p985a1009

Palavras-chave:

Reprodução de teorias, Formação do filósofo, Brasil

Resumo

O hábito da reprodução de teorias: produção e ensino de Filosofia no Brasil contemporâneo

Resumo: O artigo tem como objeto principal apresentar a tendência à reprodução de teorias filosóficas em nossas universidades e escolas, bem como o impacto negativo dessa prática na formação do filósofo e na própria presença da Filosofia no Brasil. Para tanto, considera-se a tradição latino-americana que discorre desde os anos 1960 sobre a existência de Filosofia na América Latina, o que possibilitou uma crítica da forma brasileira de se relacionar com a tradição do pensamento filosófico ocidental. A prática da produção persistente de comentários filosóficos das teorias consagradas se mostra inadequada como modelo para o pensar, disso só decorre uma modalidade de conhecimento estéril que incentiva a subserviência, a ausência de pensamento e a alienação. O saldo desse cenário é que em todos os níveis da educação formal há uma heteronomia generalizada que contraria por princípio a própria natureza da atitude filosófica e as diretrizes de ensino de Filosofia no País.

Palavras-chave: Reprodução de teorias; Formação do filósofo; Brasil.

The practice of reproducing theories: creating and teaching Philosophy in contemporary Brazil

Abstract: The main objective of this article is to present the tendency used in Brazilian universities and schools to reproduce philosophical theories, as well as the negative impact that this practice has on the education of new philosophers and the presence of Philosophy itself in Brazil. To achieve this, we consider the Latin American tradition that since the 1960s has deliberated the existence of Philosophy in Latin America, making it possible to form a critique, from the point of view of how Brazilians relate to the tradition of western philosophical thinking. The practice of persistently producing only philosophical commentaries of consecrated theories appears to be inadequate as a model for this line of thought, as the result is sterile knowledge that encourages subservience, an absence of thought and estrangement. The outcome of this is that at all levels of formal education, there is a generalized heteronomy, which would contradict, in principle, the very nature of the philosophical attitude and the guidelines for teaching Philosophy in Brazil.  

Keywords: Reproducing theories; Education philosophers; Brazil.

El hábito de la reproducción de las teorías: producción y enseñanza de Filosofía en el Brasil contemporáneo

Resumen: El artículo tiene como objeto principal presentar la tendencia a la reproducción de teorías filosóficas en nuestras universidades y escuelas, así como el impacto negativo de esa práctica en la formación del filósofo y en la propia presencia de la Filosofía en Brasil. Para ello, se considera la tradición latinoamericana que discurre desde los años 60 sobre la existencia de Filosofía en América Latina, lo que posibilitó una crítica de la forma brasileña de relacionarse con la tradición del pensamiento filosófico occidental. La práctica de la producción persistente de comentarios filosóficos de las teorías consagradas se muestra inadecuada como modelo para el pensar, de ello sólo se deriva una modalidad de conocimiento estéril que incentiva la subordinación, la ausencia de pensamiento y la alienación. El saldo de ese escenario es que en todos los niveles de la educación formal hay una heteronomía generalizada que contraría por principio la propia naturaleza de la actitud filosófica y las directrices de enseñanza de Filosofía en el país.

Palabras clave: Reproducción de teorías; Formación del filósofo; Brasil.

Data de registro: 26/01/2016

Data de aceite: 19/04/2017

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suze Oliveira Piza, UFABC (Professora Adjunta no curso de Filosofia) e UNICAMP (Professora colaboradora no IFCH).

Doutora em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora de Filosofia, Ciências Humanas e do Programa de Pós Graduação em Filosofia (PPG-FIL) da Universidade Federal do ABC (UFABC). 

Referências

ALMEIDA, D. Nós os não-europeus - o pensamento na América Latina e a Não- Filosofia: um possível non rapport? Revista Páginas de Filosofia, São Bernardo do Campo, v. 3, n. 1-2, p. 111-134, jan./dez. 2011. https://doi.org/10.15603/2175-7747/pf.v3n1-2p111-134

BONDY, Salazar. Existe una filosofía de nuestra América? México: Siglo XXI Editores, 1988.

CABRERA, J. Diário de um filósofo no Brasil. Ijuí: UNIJUÃ, 2013.

CASTRO, E. Vocabulário de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

DUSSEL, E. 1492 o encobrimento do outro - A origem do mito da modernidade, São Paulo: Perseu Abramo, 1993.

GOMES, Roberto. Crítica da razão tupiniquim. São Paulo: FTD, 2012.

KANT, I. Resposta à pergunta: o que é o Esclarecimento? In:______. A paz perpétua e outros opúsculos, Lisboa: Edições 70, 1985.

FOUCAULT, M. O governo de si e dos outros II - A coragem de verda¬de. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

NOBRE, Marcos. Conversas com filósofos brasileiros, São Paulo: Edi¬tora 34, 2000.

TRINDADE, Vanderlei Luiz. O debate entre Salazar Bondy e Leopoldo Zea. 1997. p. 159-171. Disponível em: <http://www.ifil.org/Biblioteca/ trindade.htm>. Acesso em: 20 abr. 2014.

VIEIRA, Priscila. A coragem da verdade e a ética do intelectual em Michel Foucault. São Paulo: Intermeios, 2015.

ZEA, La filosofía americana como filosofía sin más. 3. ed. México: Siglo XXI Editores, 1975.

Downloads

Publicado

2017-08-30

Como Citar

PIZA, S. O. O hábito da reprodução de teorias: produção e ensino de Filosofia no Brasil contemporâneo. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 62, p. 985–1009, 2017. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p985a1009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32995. Acesso em: 26 jul. 2024.