As paixões no discurso educacional de Cecília Meireles

Autores

  • Aline Vieira de Souza-Barbieri Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p355a378

Palavras-chave:

Educação Brasileira (História), Escola nova, Cecília Meireles, Retórica

Resumo

Resumo: Este trabalho analisa uma série de crônicas publicadas por Cecília Meireles no jornal Diário de Notícias, sediado no Rio de Janeiro, entre 1930 e 1933, nas quais são abordados assuntos educacionais e temas relativos à situação social e política do País. A análise busca identificar, no discurso da autora, o uso de paixões como estratégia argumentativa, tomando por base as concepções elaboradas por Aristóteles na Retórica. A palavra paixão deriva do latim passio, que descende do grego pathos, cujo significado traduz a ideia de "perturbação da alma", uma impulsividade que deve ser moderada e dominada. Por escrever em momento de forte tensão política e de instabilidade na área da educação, Meireles utiliza as paixões para defender as inovações educacionais propostas pelo movimento Escola Nova e também para hostilizar os responsáveis por iniciativas que as contrariam.

Palavras-chave: Educação Brasileira (História); Escola nova; Cecília Meireles; Retórica.

 

Passions in the educational discourse of Cecilia Meireles

Abstract: This research analyzes a series of chronicles published by Cecilia Meireles in the newspaper Diário de Notícias, based in Rio de Janeiro, between 1930 and 1933, in which are discussed educational issues and themes related to social situation and the country's politics. The analysis seeks to identify, in the author's discourse, the use of passions as argumentative strategy, based on the concepts developed by Aristotle in Rhetoric. The word passion comes from the Latin passio, which descends from the Greek pathos, whose meaning translates the idea of "disturbance of the soul", an impulsivity that should be tempered and dominated. By writing at a time of strong political tension and instability in education, Meireles uses passions to defend the educational innovations proposed by the New School movement and also to antagonize those responsible for contrary initiatives.

Keywords: Brazilian Education (History); New school; Cecília Meireles; Rhetoric.

 

Las pasiones en el discurso educacional de Cecilia Meireles

Resumen: Este trabajo analiza una serie de crónicas publicadas entre 1930 y 1933, por Cecília Meireles en el periódico Diário de Notícias, con sede en Rio de Janeiro, las cuales tratan de asuntos educacionales y temas relativos a la situación social y política del país. El análisis busca identificar, en el discurso de la autora, el uso de pasiones como estrategia de argumentación, basándose en las concepciones elaboradas por Aristóteles en Retórica. La palabra pasión deriva del latín passio, que desciende del griego pathos cuyo significado traduce la idea de "perturbación del alma", una impulsividad que necesita ser moderada y dominada. Porque escribe en momento de fuerte tensión política e instabilidad en el área de la educación, Meireles utiliza las pasiones para defender las innovaciones educacionales propuestas por el movimiento Escuela Nueva y también para que los responsables por iniciativas que las contrarían sean hostilizados.

Palabras clave: Educación Brasilera (Historia); Escuela nueva; Cecília Meireles; Retórica.

 

Data de registro: 31/10/2015

Data de aceite: 23/03/2016

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Biografia do Autor

Aline Vieira de Souza-Barbieri, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Educação Básica do Curso de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Atualmente, é Diretora de Escola da Educação Básica (Educação Infantil) da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

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Publicado

2016-11-29

Como Citar

SOUZA-BARBIERI, A. V. de. As paixões no discurso educacional de Cecília Meireles. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 30, n. n.ESP, p. 355–378, 2016. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p355a378. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32095. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Retórica e Educação