Aprendizagem escolar e formação ética: uma abordagem retórica
DOI:
https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p289a312Palavras-chave:
Filosofia Regressiva, Problematologia, FormaçãoResumo
Aprendizagem escolar e formação ética: uma abordagem retórica
Resumo: Com base em Chaïm Perelman e em Michel Meyer, autores cujos estudos se vinculam ao campo da retórica, este artigo focaliza principalmente os conceitos de filosofia regressiva (Perelman, 1997) e de diferença problematológica (Meyer, 2000). A filosofia regressiva critica os pontos de referência absolutos (ontológicos, epistemológicos ou axiológicos) característicos de um modo de pensar filosoficamente denominado "filosofias primeiras". A diferença problematológica mostra que, entre as questões formuladas sobre um problema e as respostas fornecidas para solucioná-lo, é possível vislumbrar regiões de incerteza que remetem a novas questões. Tendo em vista a educação escolar desenvolvida nos níveis fundamental e médio de ensino, tanto no que se refere à aprendizagem quanto à formação ética, as duas abordagens fornecem subsídios para se refletir sobre as disciplinas que compõem o currículo e também sobre o conjunto de normas, valores e formas de comportamento que balizam as práticas pedagógicas.
Palavras-chave: Filosofia Regressiva; Problematologia; Formação Ética; Aprendizagem.
School learning and ethical formation: a rhetorical approach
Abstract: Based on Chaïm Perelman and Michel Meyer, authors whose studies link to the field of rhetoric, this article mainly focuses on the concepts of regressive philosophy (Perelman, 1997) and of problematologic difference (Meyer, 2000). The regressive philosophy criticizes the absolute reference points (ontological, epistemological or axiological) characteristic of a way of thinking philosophically called "first philosophies". The problematologic difference shows that, among the questions raised about a problem and the responses provided to address, it is possible to envision regions of uncertainty which refer to new issues. With regard to school education developed in the primary and secondary levels of education, both concerning to learning and to ethical formation, the two approaches provide allowances to reflect about the disciplines that make up the curriculum and also on the set of norms, values and forms of behaviour affecting pedagogical practices.
Keywords: Regressive Philosophy; Problematology; Ethical Formation; Learning.
L'apprentissage scolaire et formation en éthique: une approche rhétorique
Résumé: Basé sur Chaïm Perelman et Michel Meyer, auteurs dont les travaux sont liés au domaine de la rhétorique, cet article se concentre principalement sur les concepts de la philosophie régressive (Perelman, 1997) et de différence problématologique (Meyer, 2000). La philosophie régressive critique les points de référence absolues (ontologiques, épistémologiques ou axiologiques) propes d'un mode de pensée philosophique appelée «philosophie première». La différence problématologique montre que, parmi les questions soulevées au sujet d'un problème et les réponses fournies pour le résoudre, il est possible d'envisager des régions de l'incertitude qui qui permettent de formuler de nouvelles questions. Prenant en considération l'éducation qui est enseignée aux niveaux primaire et secondaire de l'enseignement tant en ce qui concerne l'apprentissage quant à la formation en éthique, les deux approches offrent des éléments pour réfléchir sur les disciplines qui composent le programme d'études ainsi que sur l'ensemble des normes, des valeurs et des comportements qui affectent les pratiques pédagogiques.
Mots-clés: Philosophie régressive; Problématologie; Formation en éthique; Apprentissage.
Data de registro: 31/10/2015
Data de aceite: 23/03/2016
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