Para uma teoria da ação social

Autores

  • Tarso Bonilha Mazzotti Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p313a328

Palavras-chave:

Teoria da ação social, Pressupostos implícitos, Modelo Simmel/Boudon

Resumo

Resumo:Este trabalho visa explicitar os meios que permitam constituir uma teoria da ação social que apresente uma explicação plausível e verificável das crenças, não importa qual disciplina a reivindique. Será examinada a oposição entre argumentos dos cientistas e dos não cientistas para mostrar que em ambos os a priori podem produzir enganos. Apresentaremos a hipótese de que os lugares-comuns são análogos aos a priori do modelo Simmel/Boudon, bem como similares às metáforas de base na acepção de Lakoff e Johnson. As metáforas não são os únicos esquemas para dizer o real, pois a metonímia e a dissociação de noções também são utilizadas e sua validade não pode ser estabelecida por um cálculo lógico, mas pela negociação de significados nas situações retórica e dialética. Por fim, apresentaremos as três circunstâncias que determinam as técnicas para dizer o real: a retórica, a dialética e a de ensino ou os procedimentos argumentativos situados.

Palavras-chave: Teoria da ação social; Pressupostos implícitos; Modelo Simmel/Boudon.

 

Towards a theory of social action

Abstract: The objective of this work is to explicit means that allow to constitute a theory of social action that presents a plausible and verifiable explanation of the beliefs that sustains it.We will examine initially the opposition between arguments of scientists and non-scientists to show that in both cases the a priori can produce mistakes. Then we present the hypothesis that the commonplaces are analogous to the a priori of the Simmel/Boudon model as well as to the embodied schemata in the definition of Lakoff and Johnson. The metaphors are nor the only scheme to say the real, since the metonymy and the dissociation of notions are also used and the validity can be established by the negotiation of meanings in rhetorical and dialectical situations. Finally, we expose the three circumstances that determine the technique to say the real: the rhetorical, the dialectical and the teaching or the situated argumentative procedures.

Keywords: Theory of social action; Implicit assumptions; Simmel/Boudon Model.

 

Para una teoria de la acción social

Resumén: El presente trabajo tiene por objeto aclarar los medios para constituir una teoría de la acción social que presente una explicación plausible y verificable de las creencias, no importa cual disciplina la reclame. Será examinada la oposición entre los argumentos de los científicos y no científicos para mostrar que tanto uno como otro los "a priori" puedem producir errores. Se presenta la hipótesis de que los lugares comunes son análogos a un modelo Simmel / Boudon priori y similar a las metáforas básicas en el sentido de Lakoff y Johnson. Las metáforas no son los únicos esquemas para decir la realidad, pués la metonimia y la disociación de las nociones se utilizan también, y su validez no puede ser establecida mediante un cálculo lógico, si nó por la negociación de significado en las situaciones retóricas y dialécticas. Por último, se presentan las tres circunstancias que determinan las técnicas para contar la realidad: la retórica, dialéctica y la enseñanza o procedimientos argumentativos situados.

Palabras clave: Teoría de la acción social; Suposiciones implícitas; Modelo Simmel/Boudon.

 

Data de registro: 31/10/2015

Data de aceite: 23/03/2016

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarso Bonilha Mazzotti, Universidade Estácio de Sá

*Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador associado da Fundação Carlos Chagas e professor adjunto da Universidade Estácio de Sá.

Referências

BOUDON, Raymond. L'Art de se persuader des idées fausses, fragiles ou douteuses. Paris: Fayard, 1990.

BOYER, Alain. Cela va san dire: élogie de l'enthymème. Hermes, La Revue, Paris, n. 15, p. 73-90, 1995.

CAMPOS, J. A. Segurado. Introdução. Aristóteles. Tópicos. Lisboa: Centro de Filosofi a da Universidade de Lisboa/Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2007. p. 15-227.

CASSIN, Barbara. Del organismo al pic-nic. ¿Qué consenso para qué Ciudad? In: CASSIN, Barbara (Ed.) Nuestros Griegos y sus modernos: estrategias contemporáneas de apropiación de la Antigüedad. Buenos Aires: Manantial, 1994. p. 85-108.

KLEIBER, Georges. La sémantique du prototype. Paris: PUF, 1990.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: The University of Chicago, 1981.

LALLANDE, André. Vocabulaire technique et critique de la philosophie. Paris: Librairie Féliz Alcan, 1932.

GARCIA, Rolando. Conhecimento em construção: das formulações de Jean Piaget à teoria de sistemas complexos. Tradução de Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2002.

HOLTON, Gerard. Thematic origins of scientifi c thought: Kepler to Einstein. Cambridge, Harvard University, 1988.

PIAGET, Jean. L'équilibration des structures cognitives: problem central du développement. Paris: PUF,1975 (Études d'épistémologie génétique XXXIII).

PERELMAN, Chaïm; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Traité de l'argumentation. Bruxelas, Éditons de l'Universitéde Bruxelles, 2008.

PRANDI, Reginaldo. Segredos guardados: orixás na alma brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

REBOUL, Olivier. Le langage de l'éducation: analyse du discours pédagogique. Paris: PUF, 1984 (L'Éducateur).

STEIN, Daniel L. Lectures in the sciences of complexity. Redwood City (California): Addison-Wesley Publishing Company, 1989.

THIONVILLE, Eugène. De la théorie des lieux communs dans les Topiques d'Aristote et des principales modifi cations qu'elle a subis jusqu'à nous jours. Paris: Auguste Durant Libraire, 1855.

THOM, René. Structural stability and morphogenesis: an outline of a general theory of models. Londres: W. A. Benjamin, 1975.

WOLFF, Francis. Trois techniques de vérité dans la Grèce classique: Aristote et l'argumentation. Hermès, La Revue, Paris, v. 1, n. 15,p. 41-71, 1995.

Downloads

Publicado

2016-11-29

Como Citar

MAZZOTTI, T. B. Para uma teoria da ação social. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 30, n. n.ESP, p. 313–328, 2016. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p313a328. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32092. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Retórica e Educação