Paideia sofista

a retórica na formação do cidadão democrático

Autores

  • Tatiane da Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p191a212

Palavras-chave:

Sofistas, Paideia, Retórica, Educação Clássica

Resumo

Apoio: FAPESP.

Resumo: Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância do advento da democracia e do surgimento de professores de retórica, os pensadores denominados Sofistas, na ampliação do conceito de paideia na Grécia Clássica. Os questionamentos dos Sofistas abriram caminho para a derrocada do império da physis, ordem natural que regia as normas estruturantes da sociedade e juntamente com a democracia, que colocou no cenário político os cidadãos até então excluídos, trouxeram o império do lógos, o domínio da palavra na resolução dos assuntos públicos. Assim, foi possível substituir a paideia aristocrática, que postulava a formação do jovem guerreiro e ocioso, pela paideia dos Sofistas, levando os cidadãos a tomarem consciência do valor da retórica para a vida democrática. Uma vez que a polis se realiza mediante ações e decisões humanas, a verdadeira educação é a participação na vida política.

Palavras-chave: Sofistas; Paideia; Retórica; Educação Clássica.

 

Sophistic Paideia: rhetoric in democratic citizen training

Abstract: This paper aims to explain the importance of the advent of democracy and the ascension of rhetorical professors, the thinkers called sophists, for the expansion of the paideia notion in Classical Greece. The sophists' questions open the path for the collapse of physis' empire, natural order which ruled the structural norms that organized the society, and together with democracy which put on political scene the excluded citizens, they brought the logos tyranny, the mastery of word in the resolution of the public affairs. Therefore, it becomes possible replacing the aristocratic paideia which postulated the education of warrior and ambitious young man, for the Sophists' paideia which taking the citizens become aware to the rhetoric's value for the democratic life. Once the polis is made by human actions and decisions, the true education is the participation in political life.

Keywords: Sophists; Paideia; Rhetoric; Classical Education.

 

Paideia Sofista: la retórica en la formulación del ciudadano democrático

Resumen: Este trabajo tiene en objetivo mostrar la importancia del advenimiento de la democracia y del surgimiento de profesores de retórica, los pensadores denominados sofistas, en la ampliación del concepto de paideia en la Grécia Clásica. Los cuestionamientos de los Sofistas abrieron el camino para el fin del imperio de la physis, el orden natural que regía las normas estructurales de la sociedad, y juntamente con la democracia, que puso en ámbito político los ciudadanos hasta entonces excluidos, trajeron el imperio del lógos, el dominio de la palabra en la resolución de los asuntos públicos. Por lo tanto, fue posible sustituir la paideia aristocrática, que postulaba la formación del joven guerrero y ocioso, por la paideia de los Sofistas, o que lleva los ciudadanos a tomar consciencia del valor de la retórica para una vida democrática. Una vez que la polis se realiza mediante las acciones y decisiones humanas, la verdadera educación es la participación en la vida política.

Palabras clave: Sofistas; Paideia; Retórica; Educación Clásica.

 

Data de registro: 31/10/2015

Data de aceite: 23/03/2016

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

*Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) "Júlio de Mesquita Filho".

Referências

ARENDT, Hannah. The promisse of politics. New York: Shocken Books, 2005.

CASSIN, Barbara. Ensaios sofísticos. Tradução Ana Lúcia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. São Paulo: Siciliano, 1990.

CASTORIADIS, Cornelius. As encruzilhadas do labirinto: os domínios do homem. v. II. Tradução de José Oscar de Almeida Marques. 2. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

COPI, Irving M. Introdução à lógica. 2. ed., Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Mestre Jou, 1978.

CHAUI, Marilena. Introdução história da fi losofi a: dos pré-socráticos a Aristóteles. v. I. 2. ed., São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

CRICK, Nathan. The sophistical attitude and the invention of rhetoric. Quarterly Journal of Speech, Washington, v. 96, n. 1, p. 25-45, 2010. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/00335630903512705>. Acesso em: 18 maio 2015.

CRICK, Nathan. Rhetoric and power: the drama of classical Greek. Columbia: University of South Carolina, 2015.

DÃœRRIGL, Marija-Ana. Kalokagathia: beauty is more than just external appearance. Journal of Cosmetic Dermatology, Malden, n. 1, p. 208-210, 2003.

FOUCAULT, Michel. The subject and power. In: RABINOW, Paul; ROSE, Nikolas (Org.). Essential Foucault: selections from the essential works of Foucault. New York: New Press, 1994.

GÓRGIAS. Testemunhos e fragmentos. Tradução Manuel Barbosa e Inês de Ornellas e Castro. Lisboa: Edições Colibri, 1993.

GUTHRIE, William Keith Chambers. Os sofi stas. Tradução João Resende da Costa. 2. ed., São Paulo: Paulus, 2007.

JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. Tradução de Arthur M. Parreira. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

KERFERD, George Briscoe. O movimento sofi sta. Tradução de Margarida Oliva. São Paulo: Loyola, 2003.

OLIVEIRA, Newton Ramos. Tempo dos sofistas, tempo de ruptura? Uma leitura da história a contrapelo. Multiciência, Campinas, v. 1, n. 3, p. 105-118, 1998.

OLIVEIRA, Renato José. A nova retórica e a educação: as novas contribuições de Cham Perelman. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2010.

OLIVEIRA, Renato José. A ética no discurso pedagógico da atualidade. Niterói: Intertexto, 2011.

MAZZOTTI, Tarso. A verdade como consenso determinado pelas técnicas argumentativas. In: VIDAL, Vera; CASTRO, Suzana. A questão da verdade: da metafísica moderna ao pragmatismo. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006.

MAZZOTTI, Tarso. Seria possível ensinar as virtudes políticas (éticas)? Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 12, n. 25, p. 47-66, maio/ago. 2011.

PARMÊNIDES. Da natureza. Tradução de José Gabriel Trindade Santos. Modificada pelo tradutor. São Paulo: Loyola, 2002. Disponível em: <http://charlezine.com.br/wp-content/uploads/Da-Natureza-Parm%- C3%AAnides.pdf>. Acesso em: 5 ago 2015.

PERELMAN, Cham; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

PLATÃO. Protágoras (ou Sofistas). In: PLATÃO. Diálogos I. Traduçãode Edson Bini. São Paulo: EDIPRO, 2007.

PLATÃO. A república (Da Justiça). Tradução de Edson Bini. São Paulo: EDIPRO, 2006.

POULAKOS, John. Sophistical rhetoric in classical greece. Columbia: University of South Carolina, 1995.

POULAKOS, John. Rhetoric and civic education: from the Sophists to Isocrates. In: POULAKOS, Takis; DEPEW, David (Org.). Isocrates and civic education. Austin: University of Texas, 2004.

PROTAGORAS. Sofi stas: testimonios y fragmentos. Biblioteca Clássica Gredos. Tradução de Antônio Melero Bellido. Madrid: Editorial Gredos, 1996.

RODRIGO, Lidia Maria. Platão e o debate educativo na Grécia clássica. São Paulo: Armazém do Ipê, 2014.

SILVA, Tatiane. A presença da filosofia platônica na pedagogia do Estado Novo. Marília: Po¯esis, 2013.

SILVA, Tatiane. ; CUNHA, Marcus Vinicius. A retórica como instrumento de formação do cidadão grego. In: SEMINARIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS ÉTICOS E RETÓRICOS EM EDUCAÇÃO, 2., 2015, Rio de Janeiro, Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015. p. 166-179.

SOUSA, Luana Neres. O ideal de kalokagathia em Xenofonte: uma análise dos excessos. Romanitas, Vitória, n. 2, p. 231-245, 2013.

TUCÃDIDES. História da guerra do Peloponeso. Tradução de Mário da Gama Kury. 4. ed., Brasília: Editora Universidade de Brasília; São Paulo: Imprensa Ofi cial do Estado de São Paulo, 2001.

VALLE, Lilian. Castoriadis: uma fi losofi a para a educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 103, p. 493-513. maio/ago. 2008.

Downloads

Publicado

2016-11-29

Como Citar

SILVA, T. da. Paideia sofista: a retórica na formação do cidadão democrático. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 30, n. n.ESP, p. 191–212, 2016. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p191a212. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32087. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Retórica e Educação