As infâncias de Benjamin, uma possibilidade de experiência com o moderno.

Autores

  • Eduardo Oliveira Sanches FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP

DOI:

https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p405a420

Palavras-chave:

Infância, Experiência Formativa, Estética, Lúdico, Profanação

Resumo

As infâncias de Benjamin, uma possibilidade de experiência com o moderno

Resumo: Na criança, o desvio, a repetição, os sentidos, são setas que apontam para o jogo, a brincadeira, a vivência lúdica sensorial necessária para ampliar no humano a faculdade mimética. Tal capacidade contribui para que a criança consiga se adaptar e transformar o mundo em seu entorno. Benjamin radicaliza essa ideia e busca, nas memórias da infância, alternativas para uma experiência com a modernidade. Assim, visamos compreender neste estudo como o desvio se constitui como método e se confunde, em Benjamin, com funções da mimese; refletir sobre as situações vividas ainda no campo sensorial da infância e que se transubstanciaram no Benjamin da maturidade em experiência estética, portanto formativa. Por fim desenvolvemos uma hipótese de que a infância com problemática benjamininiana transita por uma dupla demanda: pensar a formação da criança e, ao mesmo tempo, resgatar a ideia dessa infância como infância do homem, como experiência.
Palavras-chave: Infância; Experiência Formativa; Estética; Lúdico; Profanação.

The childhoods of Benjamin, a chance to experience the modern

Abstract: In the child, the deviation, the repetition, the senses, are arrows that point to the game, the play, the ludic sensorial experience necessary to expand the human mimetic ability. Such capacity contributes so the child is able to adapt and transform the world in his/her surroundings. Benjamin radicalizes this idea and seeks, in his childhood memories, alternatives to an experience with modernity. This way, we intend to understand in this study how the deviation constitutes a method and is confused, in Benjamin, with mimesis functions; to reflect on the situations still lived in the sensory field of childhood and that transubstantiated in the Bem jamin from the maturity in aesthetic experience and therefore, formative. Finally, we developed a hypothesis that childhood with Benjamininian problematic has a double demand: to think about the formation of the child and, at the same time, to rescue the idea of this childhood as the childhood of man as an experience.
Keywords: Childhood; Formative Experience; Aesthetic; Ludic; Desecration.

Les enfances de Benjamin, une chance de faire l’expérience du modern

Résumé: Chez les enfants, le déviation, la répétition, les sens sont des flèches qui pointent vers le jeu, l’expérience sensorielle ludique nécessaire pour agrandir la faculté mimétique humaine. Cette capacité permet aux enfants de s’adapter et de transformer le monde autour d’eux. Benjamin a radicalisé cette idée quand il a cherché dans les mémoires d’enfance, les alternatives pour avoir une expérience de la modernité. Dans ce travail, nous cherchons à comprendre la déviation comme une méthode chez Benjamin qui se confond avec des fonctions de la mimesis et qui s’est transformée chez le Benjamin de la maturité dans une expérience esthétique, donc, formative. Enfin, nous avons développé une hypothèse qu’il y a une double exigence à l’enfance comme problématique chez lui: penser la formation de l’enfant et, en même temps, sauver l’idée de l’enfance comme l’enfance de l’homme, comme une expérience formatrice.
Mots-clés: Enfants; Expérience formatrice; Esthétique; Enjouement; Profanation.

Data de registro: 08/09/2014

Data de aceite: 18/11/2015

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Biografia do Autor

Eduardo Oliveira Sanches, FCT/UNESP - Presidente Prudente - SP

Doutor em Educação pela UNESP/Presidente Prudente.

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Publicado

2017-04-27

Como Citar

SANCHES, E. O. As infâncias de Benjamin, uma possibilidade de experiência com o moderno. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 405–420, 2017. DOI: 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p405a420. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27699. Acesso em: 22 dez. 2024.